Barra Cofina

Correio da Manhã

Tecnologia
9

Nintendo 3DS chega em Março

Março é o mês apontado para a chegada à Europa (e a Portugal) da nova consola portátil da Nintendo, que vai permitir o tão esperado acesso a jogos a três dimensões sem necessidade de recorrer a óculos 3D. O segredo está no ecrã superior de 3,5 polegadas com resolução de 800 x 240 pixels, que é capaz de ‘distribuir’ 400 pixels para cada olho e gerar a imagem 3D.

23 de Outubro de 2010 às 00:30
A estreia será no mercado japonês a 26 de Fevereiro e o seu preço ronda os 220 euros.
A estreia será no mercado japonês a 26 de Fevereiro e o seu preço ronda os 220 euros. FOTO: D.R.

Uma ilusão óptica que força os músculos dos olhos a adaptarem-se ao que é liso e ao que não é, algo que pode causar fadiga ou dores de cabeça, pelo que não e recomendado a crianças até aos sete anos, pois nos mais jovens os músculos dos olhos ainda não estão completamente formados.

Todavia, o jogador só consegue visualizar o efeito 3D quando está com o ecrã bem na sua frente, em linha recta. Em qualquer outra posição, a imagem tridimensional da consola aparece desfocada, cheia de imperfeições. E, dependendo do jogo, o efeito 3D pode mudar de intensidade. O grande truque está num botão lateral (3D Depth Slider) que pode aumentar ou diminuir os efeitos estereoscópicos. Ou seja, a boa resolução 3D dependerá também da percepção e do esforço do utilizador.

Mas as novidades não ficam por aqui. Uma delas é que, agora, há duas lentes da câmara que, combinadas, podem tirar fotos em 3D. Por outro lado, poder-se-á assistir a filmes em 3D, uma vez que a Nintendo já negociou parcerias com grandes empresas de Hollywood para os reproduzir no portátil.

Nintendo Consola 3D
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)