Barra Cofina

Correio da Manhã

Tecnologia
7

Noite de super-Lua

O Mundo vai observar hoje a maior Lua Cheia dos últimos 18 anos. O satélite natural da Terra vai atingir o ponto mais próximo do planeta, o perigeu (oposto ao apogeu, quando está mais afastada), passando a 356 577 quilómetros, quatro mil quilómetros mais perto do que é habitual.
19 de Março de 2011 às 00:30
Satélite mais perto
Satélite mais perto FOTO: DR

Ocasionalmente, uma Lua Cheia coincide com o perigeu, como hoje acontece, e com isso pode apresentar-se até 30 por cento mais brilhante do que uma Lua Cheia no apogeu. Também fica significativamente maior, graças a um efeito óptico notável, produzido sempre que está baixa no horizonte. É a chamada super-Lua, que terá o seu ponto máxima ao entardecer do dia de hoje.

Essa proximidade da Lua pode aumentar um pouco as marés, mas os especialistas garantem que não há razão para preocupação: as variações serão de apenas alguns centímetros a mais do que o normal, não desencadeando desastres naturais como algumas teses sustentam.

Mas os fenómenos astronómicos deste fim-de-semana não se ficam por aqui: no domingo, às 23h21, há o equinócio da Primavera, dia que marca a mudança da estação e em que o dia e a noite têm exactamente a mesma duração.

Mas esta coincidência temporal não tem qualquer consequência a não ser atrasar o domingo de Páscoa, data que, apesar de católica, é calculada em função da astronomia: celebra-se no primeiro domingo a seguir à primeira Lua Cheia após o equinócio da Primavera (no hemisfério norte, Outono no hemisfério sul).

Uma vez que este ano há uma Lua Cheia imediatamente antes do equinócio, há que esperar pela próxima Lua Cheia e pelo domingo que se segue. Estes cálculos dizem que a Páscoa pode celebrar-se entre 22 de Março e 25 de Abril.

PERGUNTAS & RESPOSTAS

Quando se formou?

A formação da Lua terá ocorrido há 4,5 mil milhões de anos, resultado do impacto de um corpo celeste na Terra.

Qual a sua importância?

A Lua estabiliza a inclinação do eixo da Terra. Sem ela, o planeta teria alterações climáticas mais bruscas. A gravidade lunar tem influência nas grandes massas líquidas da Terra, provocando as diferentes marés.

Tem influência no homem?

Nenhuma. São crenças sem qualquer nexo, que remontam aos inícios da Humanidade. A Lua não tem qualquer influência no crescimento do cabelo.

Por que uivam os cães e lobos à Lua cheia?

É uma questão de comunicação. Além de que, nesses dias, há mais luz natural e isso deixa os animais activos devido à iluminação. Mas uivam com ou sem ela. Quanto ao facto de estarem virados para cima, é porque essa postura corporal facilita a emissão do som.

Qual a origem da expressão ‘tem a cabeça na lua’?

Há muitas expressões do género, com origem na Idade Média e até anteriores, quando se acreditava que a Lua alterava a mente.

(Respondido por José Augusto Matos, astrónomo).

LUA CIÊNCIA
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)