Barra Cofina

Correio da Manhã

Tecnologia
7

Nova espécie de dinossauros encontrada

Cientistas americanos anunciaram descoberta da nova espécie em revista científica.
18 de Julho de 2013 às 11:53
Os cientistas estimam que o novo dinossauro media cerca de cinco metros de comprimento
Os cientistas estimam que o novo dinossauro media cerca de cinco metros de comprimento FOTO: Direitos Reservados

A revista ‘ProceedingsB’, da Real Sociedade Britânica, revelou a existência de uma nova espécie de dinossauros. O esqueleto foi descoberto em 2006 no parque natural de Grand Staircase-Escalante, no sul do Utah, nos EUA.

Segundo a revista científica, o fóssil tem um crânio diferente do que os cientistas costumam encontrar. O esqueleto foi baptizado de 'Nasutuceratops titusi', e viveu no Cretáceo Superior, há cerca de 76 milhões de anos.

Os cientistas incluem esta nova espécie na família dos ceratópsios, grupo dos dinossauros herbívoros, onde estão os triceratops, daí as parecenças físicas. O fóssil tem três chifres no crânio, dois chifres virados para a frente e o outro na ponte do focinho. A grande diferença é que tem um focinho parecido ao bico de um papagaio.

Scott Sampson, da Universidade do Utah referiu que esta nova espécie tem "um nariz avantajado que não tinha, muito provavelmente, nada que ver com um olfato mais apurado, uma vez que os recetores olfativos se encontravam localizados mais atrás na cabeça, perto do cérebro".

Os cientistas estimam que o novo dinossauro media cerca de cinco metros de comprimento e tinha um peso a rondar as 2,5 toneladas.

dinossauro triceratops nova espécie
Ver comentários