Barra Cofina

Correio da Manhã

Tecnologia
4

Nova roda tecnológica em desenvolvimento

A bicicleta tradicional pode ter os dias contados. O futuro é híbrido.
26 de Outubro de 2013 às 11:04
Roda, Copenhagen Wheel, tecnologia, bicicleta
Roda, Copenhagen Wheel, tecnologia, bicicleta

Está a ser desenvolvida uma tecnologia capaz de modificar o conceito da roda. Trata-se da Copenhagen Wheel, uma roda para bicicleta com um dispositivo elétrico incorporado, que permite analisar em tempo real a condição física do ciclista e o meio envolvente.

O dispositivo é instalado na roda traseira da bicicleta e possui um motor alimentado por uma bateria interna ligada a vários sensores. A potência do motor pode ser adaptada de forma automática, baseada nas informações obtidas pelos sensores, ou previamente definida pelo ciclista, através de uma aplicação móvel.

O principal objectivo deste novo dispositivo é facilitar a circulação em áreas urbanas, tornando-a simultaneamente menos poluente. Um dos responsáveis por esta criação, Assaf Biderman, garante que com esta roda tecnológica não existe diferença entre circular numa estrada plana ou com inclinação.

CLIQUE NA FOTO ABAIXO PARA VER UMA FOTOGALERIA DA BICICLETA DO FUTURO

Para além da informação relativa ao esforço físico do ciclista, os sensores permitem registar também informação sobre as condições da estrada, o tráfego, a temperatura, os níveis de humidade e até os níveis de poluição. Todas as informações recolhidas são depois partilhadas e comparadas numa base de dados comunitária.

Em desenvolvimento desde 2009, pelo Massachusetts Institute of Technology SENSEable City Laboratory e a empresa Superpedestrian, o projecto recebeu agora um forte investimento financeiro, entrando na derradeira fase de produção.

As primeiras encomendas são esperadas já no próximo mês, mas as primeiras entregas deverão ser realizadas apenas no início do próximo ano.  

Roda Copenhagen Wheel tecnologia bicicleta
Ver comentários