Barra Cofina

Correio da Manhã

Tecnologia
4

Novo carro elétrico conta com painéis solares do tejadilho às laterais

Por 20 mil euros conseguirá comprar este carro que se carrega com energia solar ou através de uma tomada convencional.
16 de Agosto de 2018 às 08:21
Sion carro
Sion carro
Sion carro
Sion carro
Sion carro
Sion carro
Sion carro
Sion carro
Sion carro
Há um novo carro solar 100% elétrico que está a gerar interesse em milhares de potenciais clientes e ainda nem sequer está no mercado. Chama-se Sion e pertence à empresa Sono Motors. A empresa, com apenas dois anos de existência, promete fazer aquilo que mais nenhuma fez até agora, introduzindo no mercado - já no próximo ano - um carro com cerca de 330 células fotovoltaicas, ou seja, painéis solares que vão do tejadilho às laterais. 

O novo modelo já está em fase de testes no que ao carregamento de baterias diz respeito e garante gerar energia suficiente para percorrer 250 quilómetros de forma autónoma, em condições reais de utilização. O carregamento do modelo não está, no entanto, limitado à energia solar e pode ser carregado numa tomada convencional. Assim, mesmo nos dias em que o automóvel não apanha sol, o seu carregamento não será um problema.

Num carro tão inovador poderiam esperar-se preços elevados, mas não. Este carro custará cerca de 16 mil euros sem a bateria, que custa mais quatro mil euros. A Sono Motors garante que já tem 6.795 reservas para este carro que ainda está em fase de testes. 


Com toda esta tecnologia, o veículo conta ainda com todas as comodidades a que nos habituamos como ar condicionado ou a ligação USB para os smartphones.

"Temos bancos aquecidos, ar condicionado e um sistema de infoentretenimento a que posso ligar o meu smartphone. Portanto, estamos a falar de um veículo simples, mas completo", explicou à Automotive News o diretor da Sono Motors.

Quanto à monitorização do estado da bateria do carro, esta também se poderá fazer através de uma aplicação criada pela empresa. A app goSono permite controlar o estado da bateria, programar a recarga e até partilhar energia com outro carro.
 

E oficinas para este tipo de carro? Não existem. A marca defende que a assistência e reparação do veículo deverá ser feita pelo dono e, por isso, desenvolveu manuais, workshops e tutoriais para que cada condutor. Porém, para os menos desenrascados, a marca disponibiliza especialização na reparação destes modelos a algumas oficinas.
Sion Sono Motors Automotive News USB director da Sono Motors automóvel
Ver comentários