Barra Cofina

Correio da Manhã

Tecnologia
6

Novo teste detecta HIV em poucos minutos

Novos testes de detecção do vírus HIV/Sida, idênticos aos vulgares testes de gravidez, mas sem a recolha da urina, vão permitir um diagnóstico da doença em poucos minutos.
10 de Novembro de 2007 às 17:46
Segundo José Vera, do núcleo de Estudos HIV/Sida da Sociedade Portuguesa de Medicina Interna, os testes poderão resolver a situação de sub-diagnóstico que se verifica em Portugal, uma situação que aumenta o risco de mortalidade, tal como a probabilidade de infecção de outras pessoas.
“Há um sub-diagnóstico da infecção HIV/Sida em todos os países europeus e em Portugal diagnostica-se pouco e tardiamente”, explicou o especialista, acrescentando que “as pessoas apenas contactam o médico quando apresentam sintomas associados à infecção”.
Este tipo de testes chegou a Portugal no início do ano, mas estão ainda em fase de divulgação, já que é necessário a formação de profissionais de saúde.
José Vera indicou ainda que estes testes permitem o diagnóstico em espaços que não dispões de laboratórios, desde unidades móveis de saúde até centros de saúde.
Ver comentários