Barra Cofina

Correio da Manhã

Tecnologia
5

Os dados do seu iPhone estão em risco

A Apple permitiu a livre atualização do seu novo sistema operativo, o iOS 7, mas esta funcionalidade deixa os iPhones e iPads vulneráveis a qualquer pessoa para ver e partilhar as suas imagens, tal como aceder ao e-mail e redes sociais.
23 de Setembro de 2013 às 20:28
Pode corrigir erro mas perde funcionalidade bastante catita
Pode corrigir erro mas perde funcionalidade bastante catita FOTO: cbarnesphotography/Getty Images

O iOS 7, o novo sistema operativo da Apple, torna os dados que tem no seu iPhone e iPad  vulneráveis a qualquer pessoa que lhes consiga meter a mão.

Há um método bastante simples que permite aceder à galeria de imagens, e-mail, Twitter e muito mais, numa questão de segundos. Num vídeo publico no YouTube, Jose Rodriguez, um soldado espanhol de 36 anos, mostra a facilidade com que consegue ultrapassar um bloqueio de ecrã e aceder à informação que o smartphone guarda.

Estes são os passos:

- Fazer aparecer o menu de notificações no ecrã de bloqueio de ecrã;

- Aceder à aplicação do relógio;

- Entrar no alarme;

- Pressionar o botão de energia até surgir a opção para desligar o iPhone;

- Carregar no botão cancelar duas vezes, a segunda ficando a segurar durante mais um bocado;

- Já está.

Pode não acertar à primeira mas ao seguir estes passos, um intruso irá parar ao menu de tarefas e tem acesso a praticamente tudo num telemóvel alheio. Pode ser ligeiramente assustador por isso evite ser roubado. Aliás, isso é algo em que a Apple também o pretende ajudar.

Este erro acontece devido às opções que o novo sistema operativo iOS 7 assume por defeito. Para evitar este bastante incómodo erro, o que deve fazer é, no menu de Opções, aceder ao painel de controlo e não permitir o acesso durante o bloqueio do iPhone. Perde-se uma funcionalidade que dá bastante jeito mas ganha-se alguma segurança.

Tanto os últimos modelos iPhone como os iPad que foram atualizados para o iOS 7 estão vulneráveis ao erro, descoberto apenas um dia depois da atualização do novo sistema operativo.

O iOS 7 foi lançado na quarta-feira, gratuitamente para os utilizadores da Apple e, em menos de 24 horas, cerca de 30% dos utilizadores mundiais de iPhone já tinham feito a atualização de sistema operativo, tendo inundado as redes sociais com o feito.

Apple iPhone iOS 7 sistema operativo erro informação
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)