Barra Cofina

Correio da Manhã

Tecnologia
1

Partícula nova não é ‘Deus’

Afinal, ainda não foi desta que o CERN – Centro Europeu de Investigação Nuclear, na Suíça, confirmou a existência do Bosão de Higgs, vulgarmente conhecido como a ‘Partícula de Deus’.
5 de Julho de 2012 às 01:00
cern, partícula de deus, bosão de higgins
cern, partícula de deus, bosão de higgins FOTO: EPA

Está-se mais próximo, é certo, de saber a razão de a matéria ter massa, mas ontem anunciou-se "a descoberta de uma partícula compatível com o que pode ser o Bosão de Higgs". A explicação é de Agostinho Gomes, investigador português envolvido na procura da ‘partícula de Deus’.

"Esta descoberta pode ser o Bosão de Higgs, mas falta saber se é o do modelo padrão ou de outro modelo mais abrangente que explique a razão de as partículas terem massa", acrescentou Agostinho Gomes, dando conta de que os "dados recolhidos permitiram detectar apenas a massa da nova partícula".

A certeza de que se está perante o Bosão de Higgs é tão grande que a probabilidade de os cientistas estarem errados corresponde a lançar uma moeda ao ar 22 vezes e ela cair sempre com o mesmo lado visível.

O conhecido físico Stephen Hawking já sugeriu a atribuição do prémio Nobel ao britânico Peter Higgs, a quem se deve a teoria da existência deste bosão.

cern partícula de deus bosão de higgins
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)