Barra Cofina

Correio da Manhã

Tecnologia
7

Pirataria: Gago defende e desmente depois

A agência de notícias espanhola ‘Europa Press’ avançou, na quinta-feira, que Mariano Gago, ministro da Ciência e Tecnologia, defende a pirataria como uma ‘fonte de progresso’, afirmações que o ministério da tutela já veio a público desmentir.
30 de Abril de 2010 às 13:20
Mariano Gago
Mariano Gago FOTO: Agência

De acordo com a ‘Europa Press’ (EP), Gago, que se encontra em Madrid, Espanha,  terá afirmado que não há necessidade de encarar a pirataria como um ‘inimigo’, mas sim como uma ‘fonte de progresso e globalização’. As declarações teriam sido proferidas no âmbito de um encontro entre políticos e peritos de Internet, onde se deveriam definir medidas para melhorar a situação actual do sector.

Mariano Gago teria referido, segundo a agência, que é graças à pirataria que o produto cultural se difunde, sendo que ‘a música pop é o melhor exemplo na actualidade’, e concluído que o governo se encontra a estudar medidas para regular os downloads, uma vez que ‘a Internet é uma questão de aumentar liberdades, não de as restringir.

MINISTÉRIO DIZ QUE HOUVE MÁ INTERPRETAÇÃO 

Um assessor do ministro já veio, entretanto, mencionar à agência Lusa que ‘o ministro desmente’, remetendo uma possível intervenção de Gago para mais tarde.

“Trata-se possivelmente de uma incorrecta interpretação de um debate complexo.” O gabinete de Mariano Gago deixa claro que “condena naturalmente toda a pirataria que retira aos produtores e autores a capacidade de prosseguirem a sua capacidade de criação. A pirataria transfere ilegitimamente para empresas distribuidoras o valor devido aos produtores e aos autores.”

O Ministério afirma ainda que no diálogo sobre o significado económico da difusão de software ou de conteúdos culturais através da Internet, “os participantes concordaram que a notoriedade alcançada através da difusão à escala global desses conteúdos, mesmo que ilegítima, era também, em muitos casos, fonte de valor para os próprios produtores e autores, e que o desafio actual consiste em encontrar respostas equilibradas a essa nova realidade.

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)