Barra Cofina

Correio da Manhã

Tecnologia
9

Portuguesa premiada por estudo sobre malária

A cientista portuguesa Cristina Rodrigues foi distinguida com o prémio europeu “Era-NET PathoGenoMics PhD Award”, que recebe na próxima sexta-feira, em Paris, pelo seu doutoramento em Biologia Celular, no qual elaborou um estudo sobre a malária, identificando os factores do hospedeiro que são importantes para o parasita infectar as células do fígado.
7 de Abril de 2008 às 15:38
Portuguesa premiada por estudo sobre malária
Portuguesa premiada por estudo sobre malária FOTO: d.r.

O prémio será entregue durante a conferência “Genomes 2008”, organizada por investigadores de institutos europeus e decorre no Instituto Pasteur, em Paris. 

Nesta conferência, em que participam cientistas de todo o mundo que se dedicam ao estudo de microrganismos patogénicos, Cristina Rodrigues vai apresentar o trabalho que tem vindo a desenvolver na Unidade de Malária do Instituto de Medicina Molecular (IMM) da Faculdade de Medicina de Lisboa.

Cristina Rodrigues defende que conhecer as interacções que existem entre o parasita e o hospedeiro é muito importante para o “desenvolvimento de abordagens profilácticas e o tratamento da doença através do bloqueio de factores que o parasita necessita para infectar”. A investigação foi orientada por Maria Manuela Mota, do IMM e por Graça Vieira, da Faculdade de Ciências da Universidade de Lisboa.

O prémio, no valor de dois mil euros é atribuído por um júri de três cientistas de topo na área dos microrganismos patogénicos. Anualmente, distingue as três melhores teses de doutoramento europeias.

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)