page view

‘PoSAT-2’ e ‘Prometheus-1’ a caminho do espaço satélites

Foguetão ‘Falcon 9’ transporta os dois aparelhos até 500 quilómetros de altitude. Só em abril será estabelecido primeiro contacto.

15 de janeiro de 2025 às 01:30

Dois pequenos satélites portugueses estavam ontem agendados para partir para o espaço no foguetão ‘Falcon 9’ da companhia norte-americana SpaceX. O ‘PoSAT-2’ da LusoSpace tem por finalidade monitorizar o tráfego marítimo. E, por sua vez, o ‘Prometheus-1’ da Universidade do Minho terá um uso pedagógico.

A tecnologia espacial ‘made in Portugal’ representa já milhões de euros em investimento. O ‘PoSAT-2’, que custou cerca de um milhão de euros, vai permitir receber dados sobre a localização de navios e ter um novo sistema de comunicação que possibilitará que, no meio do oceano, as embarcações possam receber alertas de mau tempo ou de possíveis ameaças de piratas e enviar mensagens de socorro. O ‘PoSAT-2’ é o primeiro de uma constelação de 12 microssatélites da LusoSpace que tem um custo de 15 milhões de euros, comparticipados em dez milhões pelo Plano de Recuperação e Resiliência (PRR) europeu.

Por sua vez, o ‘Prometheus-1’, o segundo nanossatélite a ser construído em Portugal depois do ‘ISTSat-1’, foi concebido como uma “ferramenta de ensino”. Criado pela Universidade do Minho, permite aos alunos “fazer atividades de comando e controlo” ou “trabalhar com réplicas”. O minúsculo satélite, semelhante a um cubo mágico, vai ficar posicionado a cerca de 500 quilómetros de altitude da Terra, tal como o ‘PoSAT-2’, acima da Estação Espacial Internacional.

Para abril estão previstos os primeiros contactos a partir do espaço com a Terra.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8