Barra Cofina

Correio da Manhã

Tecnologia
7

Queixosos ganham 14,9 milhões contra Facebook

Rede social será obrigada a pagar por ter usado dados de utilizadores para fins publicitários.
27 de Agosto de 2013 às 20:07
Facebook já tem um bilião de utilizadores
Facebook já tem um bilião de utilizadores FOTO: Reuters/Robert Galbraith

O Facebook vai desembolsar 14.9 milhões de euros por ter cedido dados pessoais dos utilizadores da rede social para fins publicitários. A decisão surge na sequência de uma queixa apresentada, em 2011, pelos utilizadores e o valor a pagar faz parte de um acordo proposto pela empresa de Mark Zuckerberg em outubro do ano passado. Depois de ter sido validado na segunda-feira por um juiz, o caso encerra-se de forma amigável.

O valor acordado será agora distribuído pelos queixosos: Grupos de defesa de privacidade na Internet, advogados e utilizadores da rede social. O Facebook ficou ainda obrigado a modificar as regras de funcionamento e aumente o controlo dos utilizadores sobre os dados que inserem nos seus perfis e do seu potencial uso para fins publicitários.

A queixa contra o Facebook foi apresentada após esta rede social ter lançado a função “Sponsored Stories” – mensagens dos utilizadores quando interagem com uma página, aplicação, evento ou empresa que pagou para destacar determinado conteúdo para aumentar as visualizações. Segundo o juiz Richard Seebord, 150 milhões de utilizadores terão sido afetados, mas apenas uma pequena parte apresentou a queixa formalmente.

Facebook publicitários queixa internet justiça Mark Zuckerberg
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)