Barra Cofina

Correio da Manhã

Tecnologia
3

Robô Philae está a funcionar bem

Garantia é dada por cientista do projeto Rosetta.
Lusa 13 de Novembro de 2014 às 13:03
"Todos os instrumentos científicos aos quais demos ordem para trabalhar funcionaram corretamente", disse o chefe do projeto Rosetta
'Todos os instrumentos científicos aos quais demos ordem para trabalhar funcionaram corretamente', disse o chefe do projeto Rosetta FOTO: Arne Dedert/EPA

O robô Philae, que pousou quarta-feira no cometa 67P/Churyumov-Gerasimenko, "funciona bem", embora se encontre provavelmente no cimo de numa encosta, disse esta quinta-feira Philippe Gaudon, chefe do projeto Rosetta no Centro Nacional de Estudos Espaciais (CNES) em Toulouse.

Num contacto telefónico com a agência France Presse, o cientista adiantou que a pilha do robô está a funcionar bem e que ele recebe ordens e envia dados.

"Todos os instrumentos científicos aos quais demos ordem para trabalhar esta noite funcionaram corretamente", disse ainda.

Mas as fotografias que o módulo envia sugerem que se encontra "numa encosta íngreme", embora "suficientemente seguro".

O Philae tem seis câmaras e tira fotografias em várias direções, numa vê-se o céu, noutra o sol e ainda noutra uma falésia.

"A nossa prioridade é continuar a fazer testes científicos sem mudar nada", disse Gaudon.

A sonda Rosetta, que transportou o robot, é uma missão da Agência Espacial Europeia (ESA, na sigla em inglês), que envolve vários centros em Darmstadt e em Colónia (ambos na Alemanha) e em Toulouse (França).

Philippe Gaudon Rosetta Centro Nacional de Estudos Espaciais
Ver comentários