Barra Cofina

Correio da Manhã

Tecnologia
4

Satélite GOCE lançado com sucesso

O satélite europeu GOCE (Missão de Estudo da Gravidade e da Circulação Oceânica em Regime Estável) foi lançado esta terça-feira com sucesso da base de Plesetsk, no norte da Rússia, anunciou o Centro Espacial Khrounitchev de Moscovo.
17 de Março de 2009 às 16:23
Satélite GOCE  lançado com sucesso
Satélite GOCE lançado com sucesso FOTO: D.R.

O lançamento do satélite, que permitirá  conhecer melhor as correntes oceânicas e o comportamento do vulcões, estava previsto para segunda-feira, mas foi  adiado, devido a 'problemas técnicos ocorridos ainda em solo'.  
 

Os dados recolhidos em órbita pelo satélite vão permitir conhecer  o impacto  da gravidade nas correntes oceânicas e o nível das marés, mas também fazer  mais progressos no conhecimento da estrutura interna da Terra, principalmente  na distribuição do magma, a massa rochosa no interior da Terra, em estado  de fusão parcial ou total.  

O GOCE possui seis acelerómetros ultra-sensíveis, que permitem medir  as variações da ordem de dez mil milmilionésimos do campo gravitacional  terrestre e, assim, traçar um mapa da forma do globo terrestre, com alta  resolução.  

 

 

 

Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)