page view

Sobrevivente de 70 paragens cardíacas é alvo de estudo

Um brasileiro está a espantar a medicina e vai finalmente ser alvo de um estudo científico: em 2008, teve 70 paragens cardíacas em apenas 12 horas, sobrevivendo sempre após reanimação.

13 de agosto de 2012 às 13:50

De acordo com o jornal ‘Folha de São Paulo’, Francisco Xagas Silva, hoje com 66 anos e electricista em Minas Gerais, vai agora servir de base a um artigo na publicação especializada ‘Ressuscitation’.

O caso espantou a classe médica, dado que, em média, uma pessoa sofre quatro paragens cardíacas no máximo, após um enfarte de miocárdio.

Segundo o mesmo jornal, Francisco chegou a sofrer de embolia pulmonar, insuficiência respiratória e infecção generalizada, tendo ficado em coma durante duas semanas.

No entanto, nas 12 horas em que o seu coração parou por 70 vezes, o médico não desistiu de o reanimar com massagens, choques no peito e doses elevadas de anti-arrítmicos.

“Não me lembro de nada. Apaguei”, diz o electricista. Já a família não tem dúvidas: o caso de Francisco Xagas Silva foi um milagre.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8