page view

Tecnologia portuguesa chega ao Espaço

Satélites com materiais nacionais foram lançados na China.

26 de setembro de 2015 às 17:45

Portugal deve apostar na exploração espacial?

Pergunta CM

Obrigado pelo seu voto!

Portugal deve apostar na exploração espacial?

Na madrugada de sexta-feira foram lançados três satélites para o Espaço, a partir do Centro de Lançamento de Satélites de Jiuquan, na China, no âmbito da missão Tianwang-1. Estes três dispositivos têm tecnologia portuguesa Gamalink, desenvolvida pela empresa nacional Tekever.

"O contributo da Tekever é central para o sucesso da missão uma vez que será a tecnologia Gamalink da Tekever que vai viabilizar que os três satélites que compõem a missão funcionem em conjunto, como uma constelação de satélites e não um conjunto de três satélites desconexos", explicou em comunicado Ricardo Mendes, administrador da Tekever.

Esta tecnologia portuguesa teve por base uma outra já utilizada em comunicações terrestres móveis, como os telemóveis. Além disso, incorpora o Sistema de Rádio Cognitivo, que serve de suporte para o uso eficiente do espetro eletromagnético e já foi utilizado em rádios de militares.

O lançamento dos satélites foi noticiado pela 

O lançamento dos satélites foi noticiado pela NASA.

Conheça a Tekever

A Tekever é uma multinacional portuguesa, fundada em 2001, Lisboa, por antigos alunos do Instituto Superior Técnico. Produz tecnologias para os mercados das tecnologias da informação, aeronáutica, Espaço, defesa e segurança.

A Agência Espacial Europeia e a Academia de Ciências Chinesa são alguns dos clientes da Tekever. Atualmente a empresa tem escritórios no Reino Unido, EUA, China e Brasil.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

o que achou desta notícia?

concordam consigo

Logo CM

Newsletter - Exclusivos

As suas notícias acompanhadas ao detalhe.

Mais Lidas

Ouça a Correio da Manhã Rádio nas frequências - Lisboa 90.4 // Porto 94.8