Barra Cofina

Correio da Manhã

Tecnologia
7

Tratamento com recuperação rápida

Os urologistas que ontem, em Lisboa, submeteram dois doentes a uma forma aperfeiçoada de braquiterapia, nova técnica contra o cancro da próstata que utiliza sementes radioactivas, mostraram-se, no final, satisfeitos com o resultado das intervenções. A recuperação dos pacientes é rápida e deverão ter hoje alta clínica.
28 de Abril de 2007 às 00:00
As intervenções foram efectuadas com uma técnica que reduz internamento a um ou dois dias
As intervenções foram efectuadas com uma técnica que reduz internamento a um ou dois dias FOTO: Pedro Catarino
O urologista João Varregoso explicou ao CM que este tratamento, que se realizou no British Hospital, em Lisboa, com uma duração de cerca de uma hora, permite uma recuperação rápida e um internamento curto, de um dia, pelo que os dois doentes, de 55 e 65 anos, deverão ir hoje para casa. “Podem retomar a sua actividade normal ao fim de um dia ou dois, pois esta técnica é menos invasiva do que a cirurgia.”
O especialista, que deu apoio técnico à equipa de urologistas belgas que procederam ao segundo tratamento, explicou que as sementes radioactivas, colocadas através de agulhas no períneo (entre o escroto e o ânus), vão libertando a sua acção ao longo de nove meses. “A radiação pode provocar um estado inflamatório que é resolvido com medicamentos”, disse João Varregoso, 46 anos.
O seu colega Campos Pinheiro, que liderou a equipa de especialistas que efectuou a intervenção ao primeiro doente, sublinhou que a taxa de sucesso da terapêutica é elevada. “A taxa de cura é de 90% e, após o tratamento primário, basta que o doente faça uma vigilância de rotina.”
Segundo o urologista, os tratamentos contra os cancros da próstata são feitos a homens cada vez mais novos, a partir dos 50 anos (antes dessa idade é muito raro acontecer), porque o rastreio feito através da análise PSA (Antigéneo Específico da Próstata) está banalizado e é feito com uma simples análise ao sangue.
A nova técnica apresenta resultados mais eficazes no combate ao cancro da próstata por impedir a deslocação das sementes radioactivas para outros órgãos.
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)