Barra Cofina

Correio da Manhã

Tecnologia
9

Viciados no Facebook recebem choques elétricos

Dupla de estudantes pensou: Qual a melhor forma de manter alguém longe das redes sociais?
27 de Agosto de 2013 às 10:11
'Pavlov Poke' dá choque sempre que se visita o Facebook muitas vezes
'Pavlov Poke' dá choque sempre que se visita o Facebook muitas vezes FOTO: Image Source / Getty Image
Dois investigadores do MIT (Massachusetts Institute of Technology) inventaram um sistema de choques para os viciados no Facebook. A dupla descobriu que, ao todo, passavam mais de 50 horas por semana na rede social em vez de se dedicarem às teses de doutoramento.

Com o nome de ‘Pavlov Poke’, o sistema não só serve para viciados no Facebook como pode ser utilizado noutros sites. A aplicação sabe quando um utilizador vai diversas vezes à mesma página, ativa um circuito e a pessoa recebe um pequeno choque elétrico na mão devido às placas metálicas que são colocadas numa peça de apoio ao teclado do computador.

“O choque não é perigoso (achamos nós), mas é definitivamente mau o suficiente para chamar a atenção”, escreveu Robert Morris, um dos criadores do sistema, na página onde explica o funcionamento da aplicação.

O ‘Mechanical Turk’, site da Amazon, permitiu aos estudantes descobrir uma alternativa menos dolorosa ao ‘Pavlov Poke’. Com este processo, quando alguém visita o Facebook muitas vezes é enviada, de forma automática, uma tarefa para o site que depois permite que se ligue para o telemóvel do utilizador aos berros, como castigo por visitar demasiadas vezes a rede social.

“É claro que é suposto isto ser uma piada”, acrescentou um dos estudantes no vídeo em que explica o funcionamento do ‘Mechanical Turk’.
Clique na imagem para ler o artigo 'Descubra quem fala de si na Internet'
Clique na imagem para ler o artigo 'As 15 características dos mais chatos no Facebook'
internet estudantes choques vício Facebook investigadores
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)