Barra Cofina

Correio da Manhã

Tecnologia
2

Volvo vai instalar sensores nos carros para travar bêbados ao volante

Outra novidade é a possibilidade de estabelecer limites de velocidade para cada utilizador.
21 de Março de 2019 às 17:17
Condutor embriagado
Condutor embriagado
Hakan Samuelsson, CEO da volvo
Apresentação de dispositivos de segurança da Volvo
Condutor embriagado
Condutor embriagado
Hakan Samuelsson, CEO da volvo
Apresentação de dispositivos de segurança da Volvo
Condutor embriagado
Condutor embriagado
Hakan Samuelsson, CEO da volvo
Apresentação de dispositivos de segurança da Volvo
A construtora sueca de automóveis Volvo anunciou esta quarta-feira novos dispositivos de segurança que deverão passar a ser incluídos nos seus modelos, já a partir de 2021.

Um dos sistemas quer acabar com a condução com excesso de álcool. Numa apresentação aos jornalista em Gotemburgo, a marca explica que vão ser instalados câmaras e sensores dentro do carro que avaliam o comportamento do condutor. A frequência com que abre e fecha os olhos, a velocidade dos gestos e o tempo de reação vão ser avaliados para despistar se o condutor está embriagado ou demasiado distraído para uma condução segura.

Caso o sistema detete que o condutor não está a reagir normalmente - o que também pode acontecer se for detetado que está a olhar para um telemóvel -, o carro pode ativar um limite de velocidade, ou mesmo parar totalmente. O veículo  terá também capacidade de emitir um alerta para o serviço de assistência da Volvo.

"Seria fácil dizer que as pessoas podem fazer o que lhes apetecer, mas temos um sentido de responsabilidade para fazer isto. Talvez as pessoas vejam isto como um 'Big Brother', mas se salvarmos algumas vidas, já vai valer a pena", justificou Hakan Samuelsson, CEO da empresa, citado pela Reuters.

Chave personalizada para limitar velocidade

Outra novidade da Volvo é o limite de velocidade. A partir de 202, todos os modelos da marca não vão poder circular a mais de 180 km/h.

Samuelsson admite que esta opção possa custar à Volvo os clientes que gostam mais de velocidade, mas espera que a medida traga novos clientes, que queiram o carro mais seguro para as suas famílias.

A partir de 2021, os novos Volvo vão ter uma chave especial, denominada Care Key. Vai permitir que o dono do carro possa programar qual o limite máximo de velocidade a cada momento. O que, na prática, permite que, por exemplo, escolha que o filho a quem entrega a chave não possa ultrapassar o limite por si estabelecido.

A Volvo também está a desenvolver projetos para carros de condução automática, e espera apresentar modelos com esta função a partir de 2025.


Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)