A Microsoft vai disponibilizar o Windows 10 para smartphones, tablets e computadores gratuitamente no primeiro ano para utilizadores que já têm o Windows 7 ou 8.1 instalados.
A marca revelou a nova estratégia no evento desta quarta-feira, seguindo assim os passos da Apple, que faz o mesmo desde 2013 para os seus computadores e como já fazia antes com o iOS.
O novo sistema operativo vai também incluir uma Cortana, a assistente pessoal da Microsoft, com mais inteligência e personalidade. Ainda assim, não se sabe se chegará a Portugal.
Outra das grandes novidades foram os HoloLens, uns óculos que permitem visualizar e manipular hologramas. A Microsoft não revelou a data de lançamento, mas afirmou que vão chegar ao mercado durante o período de vida do Windows 10.
"O progresso na nossa indústria é pontuado por momentos de criação de categorias [de produtos]", afirmou o presidente excutivo, Satya Nadella, no final da apresentação.
Querendo aumentar a adesão ao novo sistema, a Microsoft pretende adaptá-lo aos vários dispositivos e, portanto, trouxe de novo o botão Iniciar. Este pode ser usado no estilo de mosaicos em computadores e em ecrã inteiro em tablets, facilitando a navegação tão criticada no Windows 8. A nova funcionalidade, o Continuum, vai também ajudar na trasição nos dispositivos híbridos, entre o modo tablet e PC. Este adapta rapidamente o ecrã ao modo quando se liga ou desliga o teclado, por exemplo, num Surface.
A marca confirmou também que está a desenvolver um novo browser para substituir o Internet Explorer, que foi apresentado com o nome de código Spartan. Este vai permitir sublinhar e anotar páginas na Web e extrir texto de uma página, por exemplo.
O novo Windows 10 vai ficar disponível para utilizadores técnicos na próxima semana e a versão para telemóvel deverá chegar em fevereiro. O lançamento da versão final não foi revelado, mas tudo aponta que ocorra no final do verão.