Barra Cofina

Correio da Manhã

Tecnologia
7

WorldPost quer dar protagonismo às "vozes ausentes"

Projeto 'online' nasce de um milionário germano-americano.
26 de Fevereiro de 2014 às 16:53
world, post, projeto, online
world, post, projeto, online FOTO: Mariline Alves

O WorldPost é "um projeto 'online' que nasce das contradições da era da informação para "unir o mundo" afirmou Nicolas Berggruen, o seu fundador, e tem o objetivo de criar uma "plataforma de perspetiva global, para outras vozes ausentes dos palcos mediáticos dominantes".

Esta ideia nasce "de uma contradição e um paradoxo": a contradição de que o planeta está mais globalmente interdependente do que nunca, mas há cada vez menos vozes ouvidas devido ao processo de relocalização, renacionalização e até tribalização dos 'media', disse Nicolas Berggruen.

Uma iniciativa que se soma à liderança do Berggruen Institute on Governance, um 'think-tank' sobre temas de boa governação' e ao Berggruen Holdings, empresa privada de investimento.

Na conversa, num hotel em Madrid, Berggruen referiu-se ao setor dos 'media', considerando que as novas tecnologia "dão mais escolhas e mais acesso" mas que, paralelamente, "a informação é atomizada e nem sempre de grande qualidade".

Daí que seja essencial, considera, "dar voz a quem tem algo que dizer, não só com qualidade, mas sobre alguns dos grandes temas a médio e longo prazo que a maior parte dos 'media', mais orientados para o curto prazo, nem sempre conseguem tratar".

"Uma nova voz, de alta qualidade, que procura um lugar num mundo onde muita da informação é mercadoria e muito fragmentada", disse.

Berggruen considera que sempre haverá um papel para os 'media' no mundo, incluindo para imprensa de qualidade, mas reconhece que "é cada vez mais difícil pagar por 'media' de qualidade" o que deixará menos atores e entre estes, necessariamente, alguns que "não têm o lucro como objetivo principal".

world post projeto online
Ver comentários
Newsletter Diária Resumo das principais notícias do dia, de Portugal e do Mundo. (Enviada diariamente, às 9h e às 18h)