Gigantes da Internet perdem valor com crise do Facebook
Nas últimas duas semanas, maiores grupos tecnológicos desvalorizaram cerca de 232 mil milhões de euros.
Desde que rebentou o escândalo da fuga de dados do Facebook e até à passada quinta-feira, duas semanas depois, os principais gigantes da internet perderam cerca de 232 mil milhões de euros em Bolsa. Um número astronómico, que diz muito sobre o valor que os grupos tecnológicos alcançaram nos últimos anos, mas também sobre o efeito que a crise de confiança na rede social provocou no mercado.
O Facebook foi a tecnológica que perdeu mais dinheiro: quase 60 mil milhões, no total. Mas, percentualmente, foi o Twitter que mais sofreu. Em 14 dias perdeu mais de 18% do seu valor.
De resto, a credibilidade do Facebook - que assiste a uma fuga em massa de anunciantes e utilizadores - continua a ser afetada por novos escândalos. Ontem foi conhecido um memorando escrito em 2016 por Andrew Bosworth, vice-presidente da empresa, no qual este diz que a rede social tem de "perseguir o crescimento sem olhar a custos" e "defender práticas questionáveis" em relação ao tratamento de dados.
Entretanto, o Facebook anunciou que vai suspender a parceria com consultoras de dados nos próximos seis meses, impossibilitando aos anunciantes fazer o cruzamento de dados da rede social com os das compras feitas pelos consumidores.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt