CMTV é líder absoluto há dois anos seguidos
O canal do CM completou 24 meses à frente dos seus rivais, voltando a derrotar, este ano, a SIC Notícias e a TVI24.
A CMTV liderou o consumo de televisão por cabo ao longo do mês de dezembro, derrotando a concorrência todos os dias. No total, o canal do Correio da Manhã leva já 24 meses consecutivos na liderança, ou seja, é líder sem interrupções desde janeiro de 2017.
Em dezembro, a CMTV registou 3,5% de share médio por dia, contra 1,9% da SIC Notícias e 1,5% da TVI 24, o que significa que voltou a registar mais audiência do que o conjunto dos seus principais concorrentes juntos.
Um resultado percentual que corresponde a 70 800 espectadores a cada minuto do dia (contra 37 800 da SIC Notícias e 30 700 da TVI24). A RTP 3 registou 0,7% de share médio mensal em dezembro.
O domínio da CMTV é acentuado, ainda, pela média anual. Em 2018, a CMTV registou um share médio de 3,6%, acima da SIC Notícias, que fechou o ano com 1,9% de média, e da TVI24, com 1,8%. A RTP 3 fechou o ano com média de 0,8%.
No horário nobre, a diferença é ainda mais expressiva: a CMTV obteve, em média, um share de 3,2% (contra 1,6% da SIC Notícias e 1,69% da TVI24); e somou, em média, mais de um milhão e 300 mil espectadores por dia neste período horário, no qual se concentra o investimento publicitário.
Carlos Rodrigues, diretor-executivo do CM e da CMTV, diz que é preciso estar "atento e vigilante" na questão da medição de audiências. "As pressões dos canais ‘free to air’ que visam limitar a seriedade da audimetria têm de ser rechaçadas e condenadas pelo mercado", afirma.
"Por outro lado, devem ser dados passos decisivos para que a medição seja cada vez mais rigorosa e abrangente a todas as formas de consumo televisivo."
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt