Albânia proíbe TikTok durante um ano

Decisão é tomada após um adolescente ter sido morto por um colega com quem tinha discutido na plataforma.

23 de dezembro de 2024 às 01:30
Tik Tok Foto: Mike Blake/Reuters
Edi Rama, primeiro-ministro albanês Foto: Direitos Reservados

1/2

Partilhar

Numa medida inédita, a Albânia decidiu proibir o uso TikTok no país durante, pelo menos, um ano. A resolução arranca já no início do próximo ano. “O TikTok é o bandido do bairro. E vamos expulsá-lo do nosso bairro durante um ano”, disse o primeiro-ministro, Edi Rama, este sábado após reunião com grupos de pais e professores de todo o país.

A decisão do Governo albanês surge na sequência de uma tragédia. Em novembro, um jovem de 14 anos foi esfaqueado até a morte por um colega de turma com quem se tinha envolvido em várias discussões nas redes sociais. Logo a seguir começaram a surgir vídeos na plataforma da ByteDance de menores a defenderem o homicídio.

Pub

Após 1300 reuniões com professores, psicólogos e pais, o Governo determinou que a rede social chinesa alimenta a violência entre os jovens dentro e fora da escola. “O problema, hoje, não são as nossas crianças. O problema, hoje, somos nós. O problema, hoje, é a nossa sociedade. O problema, hoje, é o TikTok e todos os outros que estão a tomar as nossas crianças como reféns”, afirmou Rama, que vai observar como é que a ByteDance e os outros países reagem ao bloqueio antes de decidir se o vai reverter.

A ByteDance já reagiu, dizendo que não encontrou “provas de que o agressor ou a vítima tinham contas” na plataforma e os vídeos que levaram a este incidente “foram partilhados noutra rede social”.

O ano de 2025 vai começar da pior maneira para o TikTok, com vários países, incluindo a França, a Alemanha e a Bélgica, a introduzirem restrições ao acesso das crianças às redes sociais. Para já, o único a avançar com uma lei sobre este assunto é a Austrália, que proíbe o acesso a menores de 16 anos.

Pub

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar