Quem é Luís Vargas, o homem processado por Montenegro

Luís Montenegro não gostou de um conteúdo da página satírica ‘Volksvargas’ e admitiu consequências legais para o autor de uma montagem com ele e Donald Trump. Saiba mais sobre o designer de 48 anos.

24 de janeiro de 2026 às 01:30
Luís Vargas é o criador da página satírica ‘Volksvargas’
Luís Montenegro Foto: Tiago Petinga/Lusa

1/2

Partilhar

Na quinta-feira, 22, foi divulgado um comunicado do gabinete do primeiro-ministro, Luís Montenegro, em que é revelada a intenção de processar a página satírica ‘Volksvargas’ por ter realizado uma “falsa publicação do Presidente dos EUA com imagem de mensagem atribuída ao PM de Portugal”. A publicação em questão foi feita no X da página ‘Volksvargas’, conta esta que é dirigida por Luís Vargas, um designer de 48 anos que “sempre adorou sátira política”. Assumidamente de esquerda, os principais lesados nas suas publicações e montagens, que já partilha há mais de 10 anos, são políticos de direita. Em 2015, Luís Vargas deu uma entrevista ao ‘Diário de Notícias’.

Na altura, era “designer industrial com um mestrado em Engineering Design pelo Instituto Superior Técnico”. Tinha criado uma agência de comunicação, a Fisherman, à qual, segundo o seu LinkedIn, ainda tem ligação: “Faço design industrial, web design e programação”, afirmou na época. Depois da polémica, Luís Vargas viu-se obrigado a responder à decisão do PM de o processar e emitiu um comunicado em que reforça que é uma página “de sátira política”, e que a mensagem foi escrita de forma “a não deixar margem para dúvida de que se trata de sátira”. Garantiu também que não se “vai deixar intimidar” e que continuará as suas críticas “ao Governo ou a quem bem entender”. 

Pub

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar