2,7 milhões para contratos na RTP
Nos primeiros cinco meses do ano, grupo assinou 72 adjudicações diretas.
De janeiro a maio, a RTP gastou quase 2,7 milhões de euros em contratos de aquisição de serviços e bens. De acordo com dados publicados no portal de contratos das empresas públicas, o grupo assinou, em cinco meses, 73 contratos, 72 deles por ajuste direto e um por concurso público. Estes resultaram num gasto de 2,188 milhões de euros, a que acresce a taxa de IVA (23%), num total de 2,691 milhões.
Este valor é, ainda assim, inferior ao que foi gasto no mesmo período do ano passado, em que a empresa pública despendeu 2,44 milhões (3 milhões, com IVA), apesar de ter feito menos adjudicações (53).
Este ano, o contrato mais caro, de 391 mil euros, foi assinado com a Ibertelco, com vista à "aquisição de software informático". Segue-se um contrato de 181 mil euros com a GTC - Sistemas Digitais de Vídeo para a aquisição de "sistemas de régie móvel e replay", e outro, no valor de 160 mil euros, também com a Ibertelco, para a "expansão de plataforma" informática.
Contactada, a administração da RTP esclarece que "cumpre escrupulosamente todos os requisitos legais dos contratos de adjudicação direta previstos no Código dos Contratos Públicos. A RTP é uma empresa transparente, tem as suas contas e anexos devidamente publicados e as suas contas são igualmente escrutinadas e auditadas pelas ERC, IGF e Tribunal de Contas. A empresa está integrada no sistema da Contratação Pública, facto que só reforça o princípio da transparência em causa".
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt