96% das famílias portuguesas têm TV paga

No final do primeiro trimestre existiam 4,6 milhões de assinantes do serviço de distribuição de sinais de TV por subscrição.

25 de junho de 2024 às 01:30
96% das famílias portuguesas têm TV paga Foto: DR
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No final do primeiro trimestre deste ano, a penetração de televisão por subscrição (TVS) atingiu 96 por 100 famílias no segmento residencial, o que significa uma descida de um ponto percentual face ao mesmo período do ano passado, segundo a Autoridade Nacional das Comunicações (Anacom).

Entre janeiro e março verificaram-se 4,6 milhões de assinantes de TVS, mais 88 mil do que no trimestre homólogo. Trata-se de um aumento de 2% face ao período homólogo e o mais baixo desde o final de 2013.

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Entre janeiro e março existiam 4,1 milhões de lares a subscrever o serviço de TV paga, mais 63 mil do que no trimestre homólogo (subida de 1,6%), o que representa 88,7% do total de assinantes. No segmento não residencial, o número de assinantes totalizou 522 mil, representando 11,3% do total, e registou um crescimento de 5% face ao mesmo trimestre de 2023.

A esmagadora maioria dos clientes de TVS subscreveu este serviço integrado em pacote, sendo que apenas 2% dos acessos TVS foram comercializados de forma isolada (‘single play’).

A fibra ótica (FTTH/B) representa 64,5% do total de subscritores (mais 6,6%), seguindo-se a TV por cabo (26,6%), a TV via satélite - DTH (6,9%) e o ADSL (1,9%).

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A Meo foi o prestador com mais assinantes de TVS (41,6% - mais 0,4 pontos percentuais), seguindo-se a Nos (36,3% - menos 0,6 p.p.), a Vodafone (19,3% - mais 0,4 p.p.) e a Nowo (2,7% - menos 0,2 p.p.). No segmento residencial, Meo e Nos obtiveram as quotas mais elevadas (40,0% e 37,5%, respetivamente), enquanto no segmento não residencial a Meo conquistou mais de metade dos assinantes (54,5%).

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