A verdade sobre Sodoma e Gomorra

As bíblicas cidades de Sodoma e Gomorra, castigadas pela ira de Deus de acordo com o Livro do Génesis, existiram de facto ou são apenas elementos de uma parábola? O Canal de História enviou Josh Bernstein ao Médio Oriente para mostrar, na qualidade de apresentador de um documentário televisivo, as dúvidas que assaltam os estudiosos sobre a consistência das provas avançadas por defensores de uma e de outra teoria.

12 de janeiro de 2007 às 00:00
Partilhar

DESCOBRIR AS CIDADES MÍTICAS

Na Jordânia, o conhecido apresentador interroga investigadores sobre as características dos indícios deixados por duas antigas cidades que sofreram uma grande destruição. Os resultados das investigações que têm sido realizadas ao longo de décadas sobre a existência real das míticas cidades, que teriam sido destruídas como castigo dos pecados cometidos pelos seus habitantes, dividem há muito os arqueólogos.

Pub

Para alguns, Sodoma e Gomorra não tiveram existência real. Estaríamos, assim, perante uma parábola bíblica, entre as várias que povoam o texto sagrado, opinião esta que é partilhada pelos próprios responsáveis da Igreja Católica. Há, no entanto, arqueólogos que defendem a tese de que as referidas cidades subsistem com outras designações a Sudeste do Mar Morto.

Uma terceira opinião sustenta que os restos daquelas urbes se encontram actualmente no fundo do Mar Morto. Entre os que acreditam na veracidade do relato bíblico, há quem afirme que se registou de facto um cataclismo natural, ao qual foi associado o castigo de pecadores determinado por Deus.

Neste contexto, Josh Bernstein pretende saber se o cataclismo ocorreu de facto nos locais aonde se deslocou e, em caso afirmativo, quando.Ele próprio inspecciona o estranho pilar de sal em que teria sido transformada a mulher de Lot, único habitante de Sodoma que escapou à destruição, juntamente com as suas duas filhas.

Pub

RECRIAR UMA EXPLOSÃO DE GÁS

Além disso, o apresentador consulta um especialista em pirotecnia para recriar uma explosão de gás que pode dar explicações sobre um outro cenário destrutivo, também equacionado por alguns estudiosos do tema. Esta hipótese é compatível com a alusão, no Génesis, ao fogo e ao enxofre como causas da destruição.

Por outro lado, com este documentário, o Canal de História procura dar informação aos telespectadores sobre a capacidade das ferramentas da moderna arqueologia em contribuir para a reconstituição dos factos que teriam levado as duas cidades à ruína.

Pub

A localização exacta de Sodoma e Gomorra é desconhecida. Alguns arqueólogos admitem a hipótese de se situarem nas actuais cercanias do Mar Morto. No texto bíblico, Sodoma integra um conjunto de cinco cidades conhecido por Pentapolis, designação esta que seria preterida em relação a outra: Cidades da Planície. Para além de Sodoma e Gomorra, o grupo de urbes incluía Admá, Zebolim e Bela, esta última também conhecida por Zoar ou ainda Misar. Há também arqueólogos que afirmam que as cidades foram submersas.

JOSH BERNSTEIN INVESTIGA

Um grande terramoto é uma das possíveis causas da devastação de Sodoma e Gomorra. O apresentador Josh Bernstein inquere sobre este cenário admitido por geólogos, que destacam a existência de uma importante falha no Vale do Jordão, que poderia ter causado a catástrofe.

Pub

Um cataclismo natural pode ter motivado o desaparecimento das duas cidades. Na actual região de Babedh-Dhra, do Mar Morto, há depósitos betuminosos e petrolíferos em que foi detectada a presença de gás. Este gás poder-se-á ter libertado na Antiguidade e, na presença de uma chama, pro-vocado uma explosão.

SODOMA E GOMORRA: AS CIDADES DO PECADO

CANAL: História

Pub

DIA: 17.01.07 - Quarta-feira

HORA: 16h00 e 22h00

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar