Adeus a Rute de Carvalho

A mulher do actor Ruy de Carvalho, Rute, foi cremada ontem no cemitério dos Olivais, em Lisboa. Os familiares e amigos reconfortaram o actor que se mostrava visivelmente emocionado na hora da despedida àquela que foi sua companheira durante 62 anos.

12 de setembro de 2007 às 00:00
Adeus a Rute de Carvalho Foto: Duarte Roriz
Partilhar

Eram 10h00 quando começaram a chegar as primeiras pessoas à Igreja de S. João de Deus, onde se celebrou a missa de corpo presente. Rute de Carvalho morreu no passado domingo vítima de doença prolongada, no Hospital Pulido Valente. Pedro Santana Lopes, Carmona Rodrigues, Sílvia Rizzo e Toy foram algumas das personalidades que quiseram manifestar os seus pêsames a um dos actores mais queridos da nossa cultura.

Durante a missa, que durou pouco mais de uma hora, foram vários os momentos em que a personalidade de Rute foi claramente referenciada pelo padre que pediu aos netos do actor que seguissem o projecto de vida da avó. “Esse projecto é o Bem do Semelhante. A minha mulher era muito generosa e chegou a ser catequista durante vários anos”, referiu Ruy de Carvalho.

Pub

Pouco depois, enquanto a urna com o corpo de Rute era encaminhada para o carro funerário, alguns dos presentes na cerimónia religiosa despediam-se carinhosamente do actor. O carro funerário foi escoltado pela polícia até ao cemitério dos Olivais, tendo sido necessários mais dois veículos para transportar a quantidade de coroas de flores provenientes de todos os cantos do País.

Aproximava-se o meio-dia quando o funeral chegou ao crematório do cemitério, local onde a família se despediu pela última vez do corpo de Rute numa curta benção na sala de vigília. Durante os momentos mais emotivos, os filhos e netos do actor estiveram sempre por perto, assim como vários colegas de profissão.

“Tenho-me sentido muito acarinhado. Estão aqui pessoas que vieram de muito longe só para poderem estar comigo neste momento. Isso é inesquecível” diz Ruy de Carvalho. O actor relembrou que hoje presta à mulher a homenagem que ela mais queria: regressa às gravações da novela ‘Deixa-me Amar’, em Alfama.

Pub

Eunice Muñoz, companheira de palco, admite que Ruy “é um viúvo inconsolável” e que a representação é o melhor apoio neste momento: “Enquanto isso, a Rute vai descansar para um sítio lindo”.

CARMONA RODRIGUES

O ex-presidente da câmara de Lisboa mostrou-se solidário com a família.

Pub

EUNICE MUÑOZ

A actriz acompanhou o amigo logo que soube da morte de Rute.

PAULA DE CARVALHO

Pub

A filha chegou ao cemitério acompanhada por amigas.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar