As tropelias do Bando dos Quatro
Nasce de um êxito editorial esta série que pretende ser uma aventura pela Cultura e os valores do Ambiente.
"As aventuras são giras. O elenco adulto é fantástico. E os putos são bestiais.” É com este entusiasmo que José Fanha, o homem que supervisiona os guiões, fala da série da TVI, ‘O Bando dos Quatro’. É ao poeta e argumentista que cabe a difícil tarefa de fazer a ponte entre “a máquina de fazer hambúrgueres que é a televisão“ e algumas preocupações literárias da obra escrita por João Aguiar, que foi chefe de Redacção da ‘Rua Sésamo’.
O êxito editorial de ‘O Bando dos Quatro’, que vendeu mais de um milhão de exemplares, aumenta a responsabilidade desta adaptação. “Os guiões têm de respeitar as crianças, os valores linguísticos, históricos e ambientalistas. Esta série não pode ser convertida em ‘Morangos com Açúcar’”, sublinha José Fanha. Oeiras, Sintra, Cascais e Mafra são os cenários naturais onde quatro destemidos jovens vão espiar vilões, capturar ladrões e desvendar mistérios.
Em ‘O Bando dos Quatro’, que estreou no passado domingo, na TVI, 95 por cento das cenas são exteriores. E mesmo os outros cinco por cento de decors interiores são naturais. “Nunca gravamos em estúdio”, conta Pedro Cardoso, director-geral da Skylight. Uma opção mais onerosa, mais complexa, mas, “mais apelativa” em termos de produto final.
Imaginado por João Aguiar, o autor da obra, é no pacato lugar junto ao mar de Vila Rica, no seu jardim, biblioteca, praia e estalagem que decorrem as aventuras com os quatro heróis da estória, Carlos, Frederico, Catarina e Álvaro, coadjuvados pelo intrépido e divertido rafeiro Pelópidas. Gabriel Cândido, David Henriques, Joana Barradas e Tiago Mesquita são os protagonistas do elenco juvenil. O realizador da série, Frederico Santa Marta, dirige também o elenco adulto constituído por Henriqueta Maria, Pedro Pinheiro e Paulo Nery, entre outros.
O TIO EXCÊNTRICO E SOLITÁRIO
Uma das grandes figuras desta série é Vítor Norte no papel do excêntrico tio de um dos heróis do Bando. A caminho das gravações, o actor sofreu um acidente de mota e fracturou a perna direita no passado dia 27. Depois de operado, descansou uns dias. “O acidente não vai alterar o ritmo das gravações”, explica o director de produção.
O ELENCO ADULTO DA SÉRIE
HELENA LAUREANO
É Marta, irmã de João. É protectora e não perde de vista os três filhos.
JOAQUIM NICOLAU
É Eduardo. Casado com Marta, tem três filhos: Cristina, Carlos e Álvaro.
CRISTINA AREIA
Interpreta o papel de Helena. É filha do Marquês de Vila Rica, fidalgo falido, e mãe da divertida Catarina.
Canal: TVI
Dia: Domingo
Hora: 14h00
Formato: série
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt