Balsemão vende sede da SIC a fundo imobiliário
Transação vale 37 milhões de euros, mas Impresa vai continuar a funcionar no imóvel.
Está já em “avançada fase de negociações” a venda da sede da Impresa, em Paço de Arcos, ao fundo imobiliário BPI Imofomento, informou, em comunicado, o grupo. O negócio, que deverá estar concluído na primeira quinzena de julho, representa um encaixe para a empresa de comunicação social de 37 milhões de euros, a dividir por duas tranches: “a primeira de 25 milhões de euros, a ser paga no momento de aquisição do imóvel, e a segunda, de 12 milhões de euros, a ser paga 48 meses após a data da venda”. Depois de efetivada a transação, a Impresa deverá continuar a ocupar o espaço, na qualidade de arrendatária.
Em março deste ano, o presidente executivo (CEO) do grupo, Francisco Pedro Balsemão, tinha admitido publicamente que a venda do edifício era inevitável para que o grupo conseguisse fazer face ao seu endivididamento bancário: em 2024, a Impresa registou prejuízos de 66,2 milhões de euros. Além da venda do edifício, o grupo – que detém a SIC mas também o jornal ‘Expresso’ – está a implementar um plano de redução de custos que prevê um corte de 16 milhões de euros nos próximos três anos.
A venda do edifício-sede não é uma novidade: ocorreu em 2018, quando a Impresa o vendeu ao Novo Banco, ficando como inquilino. Posteriormente, o grupo chegou a recomprar o imóvel.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt