Boicote à Google chega aos Estados Unidos

Empresa perde alguns dos seus maiores anunciantes, que receiam ficar associados a vídeos extremistas.

24 de março de 2017 às 08:29
O grupo norte-americano de telecomunicações Verizon foi dos primeiros a aderir ao boicote que começou no Reino Unido Foto: Reuters
Parlamento, Google, França, Facebook, Apple, Amazon, Yann Galut, El País, Irlanda Foto: Arnd Wiegmann/Reuters
Grandes marcas desconheciam que Google canalizava anúncios para vídeos com mensagens de ódio Foto: Direitos Reservados
Grandes marcas desconheciam que Google canalizava anúncios para vídeos com mensagens de ódio Foto: Direitos Reservados

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A guerra contra a Google já chegou aos Estados Unidos. Depois do boicote no Reino Unido, em que várias marcas suspenderam a sua publicidade no YouTube e outras plataformas digitais ao verem os seus nomes associados a vídeos extremistas, várias empresas norte-americanas decidiram seguir-lhes o exemplo.

Ontem, as operadores de telecomunicações Verizon e AT&T foram as primeiras a cancelar as suas campanhas na Google, sendo imediatamente seguidas pelo grupo Enterprise e pela Johnson & Johnson.

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"Estamos a trabalhar com os nossos parceiros de publicidade digital de forma a identificar os elos mais fracos e evitar que isto volte a acontecer no futuro", explicou em comunicado a Verizon. Já a AT&T disse estar "profundamente preocupada" com o facto de os seus anúncios aparecerem "em vídeos que promovem o terrorismo e o ódio", pelo que decidiu suspender toda a publicidade até que "a Google esteja em condições de garantir que a situação não se repete".

Já são cerca de 250 as empresas que estão a boicotar a gigante da internet e o número continua a crescer. Para já, a guerra afeta, sobretudo, o YouTube, uma das maiores fontes de receitas publicitárias da Google. Só em 2016, o site de partilha de vídeos rendeu mais de 5,1 mil milhões de euros. Contudo, também o serviço AdSense está a começar a perder clientes, que receiam ver as suas marcas associadas a conteúdos que vão contra os seus valores.

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