CARLOS FINO TROCA RTP POR EMBAIXADA

O jornalista da RTP e pivô do 'Jornal 2:' Carlos Fino será, a partir de Junho, conselheiro de imprensa da embaixada de Portugal no Brasil, mantendo-se, contudo, nos quadros da empresa pública de televisão.

22 de maio de 2004 às 00:00
CARLOS FINO TROCA RTP POR EMBAIXADA Foto: Tiago Sousa Dias
Partilhar

O convite foi feito "há algumas semanas" pela ministra dos Negócios Estrangeiros, Teresa Gouveia, por sugestão do próprio embaixador António Franco, e foi aceite pelo jornalista. "É um novo desafio para mim. Sempre me seduziu a ideia de estar do outro lado do espelho e agora sinto-me tentado a fazer essa experiência", disse ao CM.

O jornalista afirma que tem "um fascínio especial pelo Brasil", desde o ano passado, quando os brasileiros se renderam à cobertura da Guerra do Golfo feita pela RTP. Recorde-se que Carlos Fino foi o enviado especial da estação pública a Bagdad e o seu trabalho, exibido pela RTP Internacional, foi muito elogiado em terras de Vera Cruz.

Pub

Fino chegou mesmo a ser alvo de um voto de reconhecimento público atribuído pela Assembleia Federal de Brasília e a lançar em São Paulo o seu livro 'A Guerra em Directo'. "Desde essa altura já lá fui quatro ou cinco vezes. Graças a esse intercâmbio tenho hoje a certeza que somos eternos graças ao Brasil".

O jornalista afirma que "as relações bilaterais entre os dois países devem ser aprofundadas ao máximo" e que essa será uma das suas principais missões no cargo que começará a desempenhar no próximo mês. "Estou naturalmente muito satisfeito pelo facto de a embaixada de Portugal e o Governo português terem entendido que eu podia ter um papel importante na divulgação da nossa imagem no Brasil", afirmou.

ALMA JORNALISTA

Pub

Até ao final do mês, o jornalista mantém-se em funções na redacção da RTP, "a ultimar alguns trabalhos", antes de cruzar o oceano Atlântico. De qualquer forma, o pivô manterá o seu vínculo laboral. "Não vou sair desta empresa, a que estou umbilicalmente ligado. Fui requisitado pelo Governo para estas funções e depois de terminar essa missão, regresso, até porque a minha alma é jornalista", garante.

Carlos Fino é o segundo jornalista da RTP a ser nomeado pelo Governo para um cargo diplomático, depois de Maria Elisa Domingues ser, desde Novembro passado, conselheira cultural da embaixada de Portugal no Reino Unido.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar