China remove filmes e séries estrangeiras
Novas regras entram em vigor esta quarta-feira.
A partir desta quarta-feira, entram em vigor novas regras que visam a remoção de todos os filmes estrangeiros, que não estejam devidamente licenciados, dos sites asiáticos. As novas medidas pretendem controlar a proliferação de material audiovisual.
No passado mês de Setembro, a Administração Estatal de Imprensa, Publicação, Rádio, Cinema e Televisão (SAPPRFT) anunciou que todos os conteúdos destinados a sites de vídeos devem ser analisados e, só após serem aceites é que podem estar online.
"Sem uma licença de publicação, não há filmes estrangeiros ou séries de TV com permissão para serem transmitidos online", avisou a SAPPRFT.
De acordo com estas regras, séries como Game of Thrones, The Newsroom Band of Brothers podem ser transmitidas com 9 meses de atraso.
Paralelamente, o Ministério da Cultura Chinesa prepara-se para punir empresas, como a Tencent ou Youku, acusadas de contribuírem para a proliferação de vídeos violentos e pornográficos.Esta não é a primeira vez que o país tenta travar a divulgação de material internacional. Já em 2006 e 2008 o investimento de empresas estrangeiras em cadeias televisivas chinesas foi proibido.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt