CMTV nasce com ambição de liderança
Começou hoje a ser desvendada a CMTV, o canal do Correio da Manhã que arranca em Março, em exclusivo no Meo.
Octávio Ribeiro, diretor do CM, garante que a estação "surge com o desígnio histórico e inexorável do CM". Ou seja, "com a ambição de liderança".
"Não aspiramos a menos que isso, liderar entre os canais de cabo falados em português", afirma Octávio Ribeiro, que pretende alcançar esta meta no prazo máximo de três anos. "Este não é um pequeno canal", afirmou o responsável pela estação, recordando que a CMTV contratou "gente de topo" da televisão nacional para o projeto, que conta ainda com os profissionais que todos os dias fazem o CM em papel.
"Sem essa equipa não seria possível ter esta ambição", sublinha. Ribeiro, diretor do CM, garante que a estação "surge com o desígnio histórico e inexorável do CM".
Ou seja, "com a ambição de liderança". "Não aspiramos a menos que isso, liderar entre os canais de cabo falados em português", afirma Octávio Ribeiro, que pretende alcançar esta meta no prazo máximo de três anos. "Este não é um pequeno canal", afirmou o responsável pela estação, recordando que a CMTV contratou "gente de topo" da televisão nacional para o projeto, que conta ainda com os profissionais que todos os dias fazem o CM em papel.
"Sem essa equipa não seria possível ter esta ambição", sublinha.
Entre as contratações estão José Carlos Castro, Carlos Rodrigues, Andreia Vale, João Ferreira, Marcos Pinto, Tiago Rebelo, Cristina Ferreira de Almeida, Cátia Nobre, Rita Monteiro, Miguel Fernandes, Aníbal Rebelo, Dina Trovisco, Eduardo Militão, Tiago Brochado, Pedro Falé, Pedro Mourato e Francisco Penim, entre outros. No total, a equipa de informação contará com 72 pessoas, a que se somam colaboradores espalhados por todo o País. Juntando a equipa do entretenimento, o canal conta com mais de 100 profissionais.
Carlos Rodrigues, que era sub-diretor de informação da SIC e fundador da SIC Notícias, sublinha que é "indescritível" a sensação de criar um projeto de raiz, realçando ainda que o empenho do grupo Cofina na CM TV é "assinalável".
Apesar de ainda não se conhecer a grelha, alguns projectos já foram desvendados. José Carlos Castro, que deixou a TVI para assumir o cargo de diretor adjunto do CM, vai ser o responsável pelo noticiário das 20h00. "Não foi difícil a decisão. Foi quase imediato", revela o jornalista sobre o convite da CM TV
Às 13h00 é Andreia Vale, que vem da SIC, que apresenta a informação. Os noticiários de fim de semana têm como pivô principal João Ferreira, que era a principal cara do Económico TV. Já o despertar da CM TV fica entregue a Nuno Graciano, que a partir das 07h00 vai estar a bordo de um helicóptero.
"Vamos levar Portugal aos portugueses", adianta Graciano. "A manhã é um horário que conheço e que liderei", disse o apresentador, que garante que este programa será "rigorosamente diferente de tudo o que foi feito" em televisão.
A recetividade dos anunciantes à CM TV tem sido positiva e alguns programas já têm patrocinadores fechados, revelou ainda Octávio Ribeiro.
Além da informação, o canal terá uma aposta no entretenimento. Neste campo, o ator António Cordeiro dará corpo a um dos principais formatos, liderando, a partir das 24h00, um programa marcado pelo humor e sensualidade e que terá ainda entrevistas a diversas personalidades. "O programa vive das pessoas que lá vão", disse Cordeiro.
Outras marcas do grupo Cofina também terão o seu espaço no canal. O jornal ‘Record' terá a Hora Record (com duas emissões diárias, de manhã e de tarde), o ‘Jornal de Negócios' terá um espaço diário (perto da hora de fecho da bolsa de Lisboa). Os dois títulos vão também entrar em direto no programa da manhã de Nuno Graciano. A revista ‘Flash' e a ‘TV Guia', em conjunto com a equipa do Vidas do CM, vão ter espaços fixos dedicados ao universo ‘cor de rosa' durante as manhãs. "Será o melhor espaço em televisão nesta área. Tenho segurança absoluta", sublinhou Octávio Ribeiro. Já a revista ‘Sábado' vai contribuir com entrevistas, reportagens e trabalhos de investigação.
Estas sinergia trazem "um grande valor acrescentado ao canal", sublinha Octávio Ribeiro, que manifestou ainda a ambição do projecto se internacionalizar, quer para os países de língua portuguesa, quer para os países com fortes comunidades de imigrantes. "Temos a legítima expectativa de nos expandirmos", acrescentou o director do CM
A data de lançamento e a posição do canal na grelha do MEO serão anunciados em Março.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt