‘DN’ ignora números de audiência online do ‘JN’

Meios da Global Media reclamam liderança, que pertence ao CM, entre os sites de informação generalista.

19 de setembro de 2017 às 21:41
Sede da Global Media em Lisboa Foto: Vítor Mota
Sede da Global Media em Lisboa Foto: Vítor Mota
Sede da Global Media em Lisboa Foto: Vítor Mota

1/3

Partilhar

Documentos

Apesar de pertencerem ao mesmo grupo de media, ‘Diário de Notícias’ e ‘Jornal de Notícias’ têm visões diferentes sobre o conceito de ‘informação de referência’. Na divulgação do ranking Netscope de agosto, da Marktest, o ‘DN’ diz que "continua a liderar o segmento da informação de referência, com 12,7 milhões de visitas, continuando à frente dos sites dos jornais ‘Público’ e ‘Expresso’".

Pub

A notícia, publicada na segunda-feira, dia 18, ignora os números do ‘JN’. Este, por seu lado, reclama o título de "líder dos jornais generalistas de referência". "Com 21,3 milhões de visitas, o ‘JN’ mantém a distância sobre o ‘DN’", lê-se na notícia publicada no mesmo dia.

Pub

"Enganos" têm antecedentes

Esta não é a primeira vez que os meios da Global Media reclamam uma liderança que nunca tiveram, chegando mesmo a revelar números de audiência digital que nunca existiram.

Pub

Numa entrevista concedida em Macau à TDM, o diretor do JN, Afonso Camões, revelou que a publicação portuense tinha alcançado em março deste ano 23 milhões de visitas únicas. Na mesma ocasião – em que Camões sublinhou o carácter "popular" (e não de referência) do jornal que dirige –, o jornalista reclamou para o seu periódico 113 milhões de pageviews (páginas vistas) online.

Acontece que, de acordo com o documento da Marktest referente às audiências online no mês de março, o JN alcançou 19,9 milhões de visitas e 108,2 milhões de ‘pageviews’.

Pub

CM é líder absoluto

Em agosto, o Correio da Manhã online manteve a liderança dos jornais generalistas portugueses.  De acordo com os dados do ranking netScope já citado, o CM fechou o mês passado com 25,1 milhões de visitas (137,2 milhões de páginas vistas).

O JN ficou-se pelos 21,3 milhões de visitas e baixou a barreira dos 100 milhões de pageviews fixando-se nos 92,7 milhões. Já o DN atingiu 12,6 milhões de visitas (39,5 milhões de PV) e o Público 11,4 milhões (36,2 PV).

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar