Documentário conta história de Rabo de Peixe

Naufrágio, em 2001, de um barco com cocaína, que acabou por dar à costa na ilha de São Miguel, nos Açores, inspirou série ‘Rabo de Peixe’.

27 de outubro de 2024 às 01:00
Imagem Imagem.jpg (22804013) (Milenium)
Partilhar

A história é insólita, mas real: em 2001, o naufrágio de um barco carregado de droga no Atlântico levou a que pacotes com centenas de quilos de cocaína dessem à costa da vila de Rabo de Peixe, localidade pobre da ilha de São Miguel, nos Açores, gerando o caos entre a população.

Os acontecimentos acabaram por inspirar a série da Netflix ‘Rabo de Peixe’, protagonizada por José Condessa, Helena Caldeira, Albano Jerónimo e Pêpê Rapazote, entre outros. Contudo, ainda há quem desconheça os factos por trás da ficção.

Pub

Por isso, a plataforma de streaming está a preparar uma série documental sobre o que realmente aconteceu naquela vila açoriana onde, rezam as lendas, a cocaína era tanta que os locais usavam-na para fritar peixe ou colocavam-na no café como se fosse açúcar.

“Já começou a produção do documentário sobre a incrível história que inspirou Rabo de Peixe!”, escreveu a Netflix Portugal no Instagram, na legenda de uma publicação com fotografias captadas em Rabo de Peixe e em São Miguel. A série documental é produzida pela Portocabo Atlântico, tem realização de João Marques e supervisão criativa de Augusto Fraga, o realizador açoriano que deu vida à série de ficção.

Entretanto, a plataforma de streaming confirmou a terceira temporada da série que acompanha as peripécias de quatro jovens de Rabo de Peixe, pobres e sem esperança de um futuro numa “ilha no meio do Atlântico” onde “nunca acontece nada”, que veem na cocaína um caminho para uma vida melhor – um sinal do universo de que chegou o seu momento. Para isso, no entanto, têm de encontrar forma de vender a droga.

Pub

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar