Dona da TVI paga 130,2 M € à Prisa
Media Capital distribuiu quase 139 milhões de euros a acionistas.
Desde que o grupo Prisa entrou na Media Capital, em 2007, a empresa portuguesa de media distribuiu aproximadamente 139 milhões de euros pelos acionistas sob a forma de dividendos. Desse montante, 130,2 milhões foram entregues ao grupo espanhol, revelam os relatórios e contas da sociedade.
Este ano, e de acordo com a proposta da administração da dona da TVI, a empresa espanhola vai receber mais de 7,8 milhões de euros em dividendos, respeitantes a 2014. Já a ABANCA Corporacion Bancaria, que controla 5,05% da Media Capital, ficará com perto de 420 mil euros. O que significa que, no total, os acionistas vão receber mais de 8,2 milhões de euros. Este valor representa cerca de metade do lucro obtido pelo grupo de media português no ano passado, que foi de 16,5 milhões de euros.
Em 2007, após a conclusão da compra pela Prisa – presidida por Juan Luis Cebrián e que também detém o diário espanhol ‘El País’ –, a Media Capital adotou uma política de distribuição de dividendos. Em 2008, por exemplo, foram entregues aos acionistas 61 milhões de euros, respeitantes ao exercício de 2007. A estratégia tem vindo a manter-se desde aí e, no total, a Media Capital entregou aos acionistas quase 139 milhões de euros em oito anos, sendo que a Prisa, que controla 94,69% do grupo de media, ficou com a maioria deste montante.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt