Eleição da ERC avança sem um entendimento
Ferro Rodrigues marcou para 19 de julho a escolha dos membros do novo conselho.
O presidente da Assembleia da República vai fazer uma tentativa para eleger a nova Entidade Reguladora para a Comunicação Social (ERC) antes das férias parlamentares. Ferro Rodrigues marcou para 19 de julho a eleição do conselho regulador.
No entanto, ao que o CM apurou junto de fontes partidárias, a eleição deverá resultar num novo adiamento, uma vez que PS e PSD continuam sem se entender quanto à eleição do presidente do organismo. Os socialistas defendem que sejam os quatro nomes escolhidos pelo Parlamento a indicar o novo líder. Os sociais-democratas querem eleger quem ocupará o cargo por serem o partido mais votado nas legislativas.
A confirmar-se um novo adiamento, a escolha dos novos membros da ERC não deverá acontecer antes das eleições autárquicas (1 de outubro), como o CM noticiou em maio. Recorde-se que esta escolha já foi adiada várias vezes por falta de entendimento entre PS e PSD.
O mandato do atual conselho regulador terminou em novembro último. Carlos Magno (presidente), Arons de Carvalho (vice-presidente) e Luísa Roseira (vogal) mantém-se em funções apesar da saída de Raquel Alexandra e Rui Gomes.
Para o novo conselho, o PS indicou o professor universitário Mário Mesquita e o jurista da RTP João Pedro Figueiredo.
O PSD propôs Fátima Resende Lima, diretora executiva da ERC, e o ex-jornalista e assessor político Francisco Azevedo e Silva.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt