“‘Equador’ é o maior projecto da TV nacional”
"Orgulho-me de ter nesta produção toda a gente que é boa na área da representação em Portugal", disse José Eduardo Moniz, director-geral da TVI, na apresentação à Imprensa da série ‘Equador’.
Dalila Carmo, Ruy de Carvalho e o filho, João de Carvalho, Manuela Couto, Patrícia Bull, Marco D’Almeida, Paula Lobo Antunes, Vítor Norte e Miguel Seabra são alguns dos muitos nomes que integram o elenco.
O autor da adaptação da obra para televisão, Rui Vilhena, guionista, adiantou ao CM que "adaptar o livro ‘Equador’ a uma série de 26 episódios demorou oito meses, com uma equipa de cinco pessoas, enquanto adaptar uma novela se faz a um ritmo de um episódio por dia".
Rui Vilhena considera que "a série ’Equador’ é, sem dúvida, o maior projecto de sempre na televisão portuguesa".
"A nossa preocupação foi respeitar o autor, Miguel Sousa Tavares, obra original e a forma como os próprios leitores visualizavam a história ao lerem a obra", sublinha Rui Vilhena, recordando que "Miguel Sousa Tavares acompanhou todo o processo de adaptação e lia cada episódio".
Para além do acompanhamento do próprio autor do romance, a série implicou, frisou o guionista, "todo um trabalho histórico, envolvendo a colaboração de um historiador".
Para Rui Vilhena, "Miguel Sousa Tavares tem a característica de dar ao leitor a visão do cenário dos livros, de nos descrever perfeitamente cenários, casas, cheiros e cores".
"Encontro esta característica em Miguel Sousa Tavares, como a encontro, por exemplo, em Gabriel Garcia Márquez ou em Jorge Amado", sublinha.
Em Portugal, as gravações de ‘Equador’ são efectuadas em várias localidades, como Vila Viçosa, Ericeira e Lisboa. Também em S. Tomé e Príncipe, elas decorrem em vários recantos de S. Tomé e noutros do Príncipe. – * com E.R.
SOUSA TAVARES FAZ DE BISAVÔ
Maria João Bastos e Filipe Duarte são os protagonistas da série ‘Equador’, que vai ser gravada ao longo dos próximos seis meses. O papel de ‘Luís Bernardo’, governador de S. Tomé, será desempenhado pelo actor Filipe Duarte, de 35 anos, que integrou os elencos das séries ‘A Febre do Ouro Negro’, ‘A Ferreirinha’ e ‘João Semana’, exibidas na RTP.
Em ‘Equador’, Alexandra Lencastre vestirá a pele de ‘Maria Augusta’, proprietária e administradora de uma roça em S. Tomé. Enquanto viúva e mulher "muito castigada pela vida", a actriz terá uma participação pequena, mas "muito marcante" no enredo. "A Maria Augusta é uma mulher destituída de feminilidade. Anda com as unhas grandes, não usa maquilhagem, não sabe receber gente da corte em sua casa, mas é uma lutadora. Monta a cavalo como qualquer homem, acompanha o capataz pela roça, sabe dar ordens, percebe de plantações e de negócios", revela Alexandra Lencastre que, para dar mais credibilidade à sua personagem, quer aprender um pouco de criolo.
Apenas como figurante, aparecerá Miguel Sousa Tavares. "Farei de meu bisavô", conta o jornalista e escritor que exigiu, por contrato, fazer participação simbólica. l
SAIBA MAIS
20 mil figurantes, dos quais cinco mil só no Brasil. O elenco tem mais de cem actores.
275 mil exemplares vendidos até 2007. O livro está traduzido em dez línguas.
4 continentes recebem gravações: Europa (Portugal), África (S. Tomé e Príncipe), América (Brasil) e Ásia (Índia).
Prémio em itália ‘Equador’ conquistou em Itália o prémio literário ‘Grinzane Cavour 2006’, o mais prestigiante para autores estrangeiros.
Miguel Sousa Tavares recebeu três propostas para adaptar o seu romance ao cinema: uma inglesa, uma co-produção inglesa e espanhola e outra portuguesa.
Co-Produção A série da TVI ‘Equador’ é produzida pela Plano 6, em co-produção com a TVI.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt