Espanha prejudica produtora da TVI

Crise no mercado espanhol está a afetar receitas da Plural.

05 de setembro de 2015 às 06:00
Plural Foto: João Miguel Rodrigues
Partilhar

A Plural Entertainment, a produtora da Media Capital responsável pela ficção da TVI, perdeu mais de metade das receitas nos últimos seis anos. Entre o primeiro semestre de 2009 – ano em que os rendimentos operacionais da empresa atingiram o seu máximo (55,2 milhões de euros) – e o primeiro deste ano (19,7 milhões), os proveitos da Plural recuaram cerca de 64%.

Uma forte quebra, justificada pela diminuição de produção nos mercados estrangeiros onde a empresa tem implementação. "A quebra vem sobretudo de Espanha. Com a redução do número de licenças de canais autonómicos ao longo dos últimos anos, a nossa atividade reduziu e, desta forma, as receitas caíram", explica ao CM Pedro Mendes, diretor das relações com investidores da Media Capital. O responsável refere ainda que "a redução substancial" de produções de cinema "também tem prejudicado" as contas.

Pub

Quanto ao mercado nacional, "há maior estabilidade", e é este que tem suportado os resultados. Com uma atividade internacional que "tende a ser mais marginal", a Plural ficará, agora, "dependente do que a TVI fizer".

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar