Estado corta apoios aos media regionais
O número de candidatos caiu e as verbas disponibilizadas pelo Estado para apoiar os meios também. Em 2012, os incentivos aos media regionais – rádios e jornais – tiveram uma diminuição de 26 por cento, tendo passado dos 630 mil euros do ano passado para 465 816 mil euros este ano.
De acordo com o Gabinete de Meios para a Comunicação Social (GMCS), a quantia referida é o valor a distribuir por 12 rádios e cinco jornais, num total de 17 meios, embora se tenham candidatado 29 empresas.
No que se refere aos jornais, apenas metade dos dez candidatos tiveram direito a apoio, recebendo um valor global de 80 053 euros – o que representa pouco mais de 17 por cento da totalidade das verbas.
A percentagem maior vai para as rádios, que ficam com cerca de 83 por cento dos incentivos financeiros. Apesar de terem sido apresentados 19 projectos – menos 12 do que em 2011 –, apenas 12 rádios foram apoiadas, tendo sido atribuído um valor total de 385 762 euros.
Entre as rádios candidatas apenas uma é das regiões autónomas, nomeadamente do arquipélago dos Açores: a Rádio Nova Cidade de Ponta Delgada. Curiosamente, é também a rádio que menos incentivo leva, recebendo uma verba de 3300 euros.
De referir que estes apoios do Estado designam-se por Incentivo à Consolidação e ao Desenvolvimento das Empresas de Comunicação Social Regional e Local.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt