Estreia televisiva em duplo papel
Antes de ‘Morangos com Açúcar’, Cláudia Chéu, que é Pedro e Dora de uma só vez, apenas tinha feito teatro.
Cláudia Chéu interpreta um dos papéis mais enigmáticos de ‘Morangos com Açúcar’, cuja série de Verão está a ser gravada na Praia Azul, em Tróia. Apresentada como Pedro, um rapaz que finge ser mudo, ela é, na realidade, Dora. Para a actriz, interpretar esta ‘dupla personalidade’, logo na sua estreia em televisão, tem sido uma experiência difícil, mas interessante. “Tem sido um desafio difícil e, ao mesmo tempo, interessante, porque não é habitual ver um papel destes em televisão”, diz Cláudia.
Curiosamente, a actriz destaca que não foi complicado assimilar os maneirismos masculinos: “Andei pelos Centros Comerciais a observar o comportamento dos rapazes e vi alguns filmes que abordam esta temática. O facto de ter experiência de conservatório, também ajudou.” O mais complicado foi mesmo ocultar o peito. “Psicologicamente, não houve qualquer problema, mas fisicamente, usar esta faixa é muito violento”, explica Cláudia. E como é interpretar um mudo? “É um trabalho estimulante para qualquer actor, porque obriga a um trabalho expressivo muito forte. A dificuldade em exprimirmos algo por gestos, torna o trabalho muito mais gratificante.”
Cláudia Chéu tem 28 anos e interpreta, na novela, uma personagem de 17. Mas a actriz considera esse facto normal: “Sempre tive uma aparência mais jovem e o texto também ajuda, tal como o contacto com os colegas.” Antes da novela juvenil da TVI, Cláudia só tinha trabalhado em teatro – iniciou-se no Teatro Aberto – e em ópera, numa fugaz experiência no São Carlos. Cláudia, que “via os ‘Morangos’ esporadicamente, mas não conhecia a evolução das personagens”, diz-se surpreendida com “o ritmo das gravações e o óptimo ambiente no ‘set’.”
SEMPRE JUNTOS
Crómio, Tiago Castro, e Daniela, Marta Faial, continuam juntos no Verão, mas terão de sobreviver à constante presença da maquiavélica Rute. Os ciúmes vão flutuar ao sabor da brisa.
DA NOVELA PARA LAR
Daniel Cardoso foi seleccionado para ‘Tempo de Viver’, mas acabou no bar da ‘Praia Azul’: “Seleccionaram-me para a novela, mas acabou por haver umas alterações no elenco e vim aqui parar. Para já, o Guga fica até fim de Agosto.”
RECEIO DA FAMA
Victória Guerra foi seleccionada para o papel de Rute após o ‘casting’ da Casa do Artista. A algarvia de 17 anos “tem receio da exposição pública”, mas espera que o facto de interpretar “uma personagem mazinha ajude”.
"SOU MAIS PRÁTICA"
Mónica é a vilã da trama, mas na rua, Helena Costa, a actriz de 23 anos que a interpreta, não sofre por isso: “A Mónica tem uma imagem muito sofisticada e eu sou mais prática. As pessoas demoram a identificar-me.”
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt