EUROVISÃO: CONCORRÊNCIA DE LESTE
A contagem decrescente para o Festival da Eurovisão já começou e, daqui a cinco dias, no complexo Sconto, em Riga, capital da Letónia, Rita Guerra vai valer-se dos seus dotes vocais para “dar o seu melhor” com a canção de Paulo Martins “Deixa-me Sonhar (só mais uma vez)”.
No desfile de 26 canções cabe à representante portuguesa ser, por ordem de entrada, a sétima a pisar o palco. Um momento que deverá ser seguido por milhões de espectadores em todo o mundo. Este ano, a grande concorrência vem dos países de Leste que concorrem em massa com trabalhos originais.
“É a primeira vez que vou cantar para tanta gente, tanto o público presente como para todos aqueles que seguem em directo a transmissão internacional”, confidenciou Rita Guerra, acrescentando que esse facto lhe faz sentir “um grande peso em cima dos ombros”.
A cantora partiu ontem de manhã para Riga, com a delegação da RTP que incluía Margarida Mercês de Melo que vai comentar e reportar este evento, em directo, para a estação pública portuguesa.
A apresentadora vai ter à sua disposição um centro de imprensa, instalado pelo Cisco System, que assegura o trabalho de 2000 profissionais da comunicação. A acreditação dos jornalistas terminou à meia-noite de sábado com a inscrição de 1100 representantes da imprensa internacional.
PROGRAMA VARIADO
Durante esta semana, a Letónia – país que este ano realiza o evento – prepara um programa variado para as delegações das 26 televisões que participam no festival.
Além de visitas a centros culturais e pontos de interesse de Riga, salta à vista aquilo que intitularam da “mais longa mesa de degustação para os hóspedes da Eurovisão”, onde vão estar pratos e produtos regionais de todos os pontos do país, como a alheira de batata, salmão fumado e peixe cru. De realçar que a gastronomia daquele país se baseia no feijão, legumes e saladas. As ruas de Riga são animadas por concertos gratuitos de todos os géneros e outras iniciativas culturais.
Antes de partir, Rita Guerra já estava a par destes programas e visitas. Contudo, prefere “ensaiar” e se possível “descansar” e, para isso, espera que “o tempo dê uma ajudinha” e “não seja convidativo a sair do hotel”. Os prognósticos meteorológicos apontam para céu nublado e frio.
T.A.T.U. VENCEM NAS SONDAGENS
Em Riga, capital da Letónia, o Festival da Eurovisão 2003 é o acontecimento do ano. Há cartazes espalhados por toda a cidade e nos guias turísticos há informação detalhada sobre o concurso. Além disso, há quiosques especializados por toda a cidade onde, além do bilhete, se podem comprar ‘T-shirts’, chapéus-de-chuva, bonés, crachás, abre-latas, canetas com o símbolo do Festival Eurovisão 2003.
Até se fazem sondagens. As estatísticas dão a vitória ao famoso e polémico duo russo, t.A.t.u. Em todas as lojas de música há cartazes das meninas russas, que prometeram casar se vencerem o eurofestival. Na rua, os letãos contestam, negam a vitória ao duo e apostam no primeiro lugar para casa. Já para Portugal, as sondagens reservam um dos últimos lugares. Lê-se nos comentários dos guias turísticos que a cantora portuguesa, Rita Guerra, perde por fazer dobragens da Disney, o que tem pouco a ver com o espírito de um festival internacional.
Islândia - “Open Your Heart” (Birgitta)
Áustria - “Weil der Mensch Zählt” (Alf Poier)
Irlanda - “we’ve got the world Tonight” (Mickey Harte)
Turquia - “Everyway that I Can” (Sertab Erener)
Malta - “To Dream Again” (Lynn Chircop)
Bósnia - “Ne Brini” (Mija Martina)
Portugal - “Deixa-me Sonhar” (Rita Guerra)
Croácia - “Vise Nisam Tvoja” (Claudia Beni)
Chipre - “Feeling Alive” (Stelios Constantas)
Alemanha - “Let’s get Happy” (Lou)
Rússia - “Ne Ver, ne Bojsia, ne Prosia” (t.A.t.u.)
Espanha - “Dime” (Beth)
Israel - “Words for Love” (Lior Narkis)
Holanda - “One more Night” (Esther Hart)
Reino Unido - “Cry baby” (Jemini)
Ucrânia - “Hasta la vista” (Olexander)
Grécia - “Never let you go” (Mando)
Noruega - “I’m afraid to Move on” (Jostein Hasselgard)
França - “Monts et Merveiles” (Louisa Baïleche)
Polónia - “Zadnych granic” (Ich Roje)
Letónia - “Hello from Mars” (F.L.Y.)
Bélgica - “Sanomi” (Urban Trad)
Estónia - “Eighties Comming Back” (Ruffus)
Roménia - “Don’t Break my Heart” (Nicola)
Suécia - “Give me your Love” (Fame)
Eslovénia - “Nanana” (Karmen)
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt