Facebook com queda histórica perde milhões

Grupo caiu mais de 20% e perdeu mais de 106 milhões de euros em valor de mercado.

27 de julho de 2018 às 01:30
Mark Zuckerberg é o cofundador da rede social Facebook, que se encontra envolvida em vários escândalos Foto: Reuters
Facebook, xxx Foto: Reuters
Facebook Foto: Reuters

1/3

Partilhar

O Facebook está a fazer tremer os mercados mundiais. Esta quinta-feira, a rede social de Mark Zuckerberg estabeleceu um novo recorde na bolsa de Nova Iorque, ao cair mais de 20%, o que resultou numa perda de valor de mercado superior a 124 mil milhões de dólares, ou seja, 106 mil milhões de euros, ao câmbio atual.

Esta queda histórica é consequência direta da divulgação dos resultados do segundo trimestre do Facebook, na quarta-feira à noite. Pela primeira vez, a rede social de Mark Zuckerberg perdeu seguidores em território europeu. Entre março e junho, meses em que enfrentou o escândalo de fuga de dados para a Cambridge Analytica e a entrada em vigor do Regulamento Geral de Proteção de Dados, teve menos um milhão de utilizadores, para 376 milhões.

Pub

Nos EUA também deixou de haver crescimento: o número está estagnado nos 241 milhões. Ainda assim, no total mundial, o Facebook acabou por crescer, passando de 2 196 mil milhões de utilizadores para 2 234 mil milhões. Mas os analistas acreditam que o crescimento está perto do fim.

No segundo trimestre do ano, o volume de negócios do Facebook, constituído quase que unicamente por receitas publicitárias, foi de 11,3 mil milhões de euros, um crescimento de 42% face ao período homólogo de 2017, mas abaixo das expectativas dos observadores, que apontavam para 11,4 mil milhões. As despesas aumentaram 50%, para 6,4 mil milhões, com tendência para continuarem a crescer.

Pub

Quanto aos lucros aumentaram 31%, para 4,4 mil milhões, acima das previsões.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar