Europa prepara multa milionária ao Facebook
Ataque informático expôs dados pessoais de cerca de 50 milhões de utilizadores.
Uma enorme falha de segurança pode valer ao Facebook uma multa milionária de cerca de 1,4 mil milhões de euros. Segundo a Comissão de Proteção de Dados irlandesa, onde a rede social tem a sua sede, esta ainda "não conseguiu clarificar a natureza da falha e o risco que a mesma representa para os utilizadores".
Se ficar provado que a gigante tecnológica não tomou as medidas necessárias para impedir a brecha, poderá ser obrigada pelo novo Regulamento Geral de Proteção de Dados da Comissão Europeia a pagar uma multa até 4% das suas receitas anuais, que ultrapassararam os 35 mil milhões de euros, em 2017.
Na sexta-feira, o Facebook disse ter sido alvo do maior ataque informático de sempre na empresa. O roubo de códigos digitais permitiu aos hackers ter acesso a perto de 50 milhões de contas e partilhar a informação dos seus utilizadores, nomeadamente "nome, cidade e género".
A situação, considerada "muito séria" pelo próprio fundador da rede social, Mark Zuckerberg, obrigou ao encerramento de cerca de 90 milhões de contas em todo o Mundo.
Segundo Guy Rosen, vice-presidente de produto da tecnológica, a falha foi "complexa" e já foram alertadas todas as entidades, nomeadamente o FBI e o Departamento de Segurança Interna dos Estados Unidos. Contudo, admitiu desconhecer a verdadeira extensão das informações a que os hackers tiveram acesso, embora garanta que os dados de cartões de crédito não estão comprometidos.
A falha de segurança aconteceu seis meses depois de o Facebook ter vivido um dos seus piores momentos, quando a empresa de análise de dados britânica Cambridge Analytica utilizou indevidamente os dados de 50 milhões de contas. O escândalo obrigou Mark Zuckerberg a pedir desculpas e a prestar esclarecimentos no congresso norte-americano e Parlamento europeu.
SAIBA MAIS
2,2
mil milhões é o número aproximado de usuários do Facebook em todo o Mundo. Número que continua a crescer a cada trimestre.
Bolsa em queda
Com o novo ataque informático, as ações do Facebook caíram 2,59%, para 164,46 dólares (cerca de 141,6 euros).
Multa
O escândalo da Cambridge Analytica - anterior ao Regulamento Geral de Proteção de Dados - valeu uma multa ao Facebook de 565 mil euros.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt