FIFA insatisfeita com propostas portuguesas

Direção da FIFA rejeitou propostas dos canais nacionais para adquirir o Mundial de 2026. Considerou os valores apresentados demasiado baixos. Espanha e Brasil também negoceiam.

13 de fevereiro de 2025 às 01:30
FIFA insatisfeita com propostas portuguesas
Partilhar

A FIFA, organizadora dos campeonatos do Mundo de futebol, está descontente com as propostas dos canais portugueses para adquirirem os direitos de transmissão do Mundial 2026, que se realiza entre 11 de junho e 19 de julho nos Estados Unidos, Cana- dá e México. Considera o valor das ofertas muito baixo - estão, por exemplo, abaixo do que foi negociado no Mundial 2022, disputado no Qatar.

Ao que o CM apurou junto de várias fontes conhecedoras do processo de negociação, uma proposta apresentada pela Sport TV esteve quase para ficar fechada mas o ‘board’ da FIFA “bloqueou-a”. As conversações prosseguem, mas não há perspetiva de que fiquem fechadas em breve.

Pub

Assim sendo, e apesar de ser um cenário muito pouco provável (o prazo para apresentação de propostas terminou a 19 de novembro do ano passado, mas há ainda vários meses pela frente para os interessados chegarem a um entendimento), o Mundial - que poderá ser a última grande prova de seleções em que Cristiano Ronaldo participa - corre neste momento o risco de não ser emitido em Portu- gal, seja em canal aberto ou codificado. Mas o nosso país não é o único país onde a negociação dos diretos ainda decorre. Grandes mercados para o mundo do futebol não têm ainda transmissões atribuídas. É o caso de Espanha e do Brasil. No entanto, na maioria dos países ou existem acordos já fechados ou decorrem negociações.

Recorde-se que no Mundial do Qatar, a Sport TV transmitiu todos os jogos da prova, 28 dos quais em exclusivo, e os três canais em sinal aberto dividiram 38 deles. A RTP teve 22 e SIC e TVI ficaram com sete cada. No Mundial 2026, o número de partidas aumenta de 64 para 104.

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar