Gigantes da internet dominam mercado
Google e Facebook receberam cerca de 97,3 mil milhões de euros em receitas.
As empresas tecnológicas voltaram a ficar com a maior fatia do mercado publicitário online em 2016, sobrando cada vez menos para os media tradicionais. Google e Facebook obtiveram um quinto das receitas globais, duplicando os ganhos de há cinco anos para 97,3 mil milhões de euros.
Segundo um relatório da agência Zenith, a Google recebeu cerca de 72,7 mil milhões de euros, três vezes mais do que o Facebook, que registou ganhos de 24,6 mil milhões. No primeiro trimestre deste ano, a rede social de Mark Zuckerberg obteve 7,2 milhões em receitas, mais 76% face a igual período do ano anterior.
Juntos, Google e Facebook dominaram cerca de 20% do mercado publicitário online, mais 16,3% do que em 2015.
Entretanto, outras empresas digitais juntaram-se à lista. São os casos da Baidu, Microsoft, Yahoo, Verizon e Twitter. Ao todo, as sete multinacionais receberam 121,6 mil milhões de euros em receitas publicitárias no ano passado, o que representa cerca de 75% do mercado digital e 25% do mercado global. Twitter foi a que mais cresceu, ao aumentar os seus ganhos 734% entre 2012 e 2016.
Recorde-se que só em Portugal, onde não paga qualquer imposto, a Google arrecada cerca de 100 milhões de euros por ano. Em Itália, porém, vai ter de pagar 306 milhões de euros por impostos devidos entre 2001 e 2015. O pagamento resulta de um acordo entre a empresa e as autoridades italianas, que a acusaram de evasão fiscal.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt