Global Media regista prejuízo de 4 milhões
Reestruturação não tirou grupo dono do ‘JN’, ‘DN’ e TSF dos resultados negativos.
Apesar da reestruturação levada a cabo em 2015, o grupo Global Media (antiga Controlinveste) continua longe de registar resultados positivos. De acordo com as contas a que o CM teve acesso, a empresa dona do ‘Jornal de Notícias’ e ‘Diário de Notícias’, entre outros títulos, fechou o ano passado com um prejuízo de mais de 4 milhões de euros. Os proveitos operacionais totalizaram 44,3 milhões, enquanto os custos foram de 46,8 milhões.
O EBITDA (sigla para lucros antes de juros, impostos, depreciações e amortizações) foi de pouco mais de 2,4 milhões de euros.
Em dezembro último, a dívida bancária do grupo de media presidido pelo advogado Daniel Proença de Carvalho era de 34,9 milhões de euros. Destes, 2,1 milhões diziam respeito a financiamentos a serem pagos num período inferior a um ano.
Referência ainda para a Rádio Notícias - Produções e Publicidade, empresa que integra o universo da Global Media e que detém a rádio TSF, que registou no ano passado um resultado líquido negativo de 1,6 milhões.
Recorde-se que a Global Media conta, desde 2013, com uma nova estrutura acionista: o empresário angolano António Mosquito e Joaquim Oliveira (que antes detinha 100% do grupo) ficaram com 27,5% cada, e Luís Montez, o Novo Banco e o BCP com 15% cada.
A restruturação levou, inclusive, à venda da histórica sede do ‘DN’ na avenida da Liberdade, em Lisboa, por 20 milhões. Entretanto, há mais de um ano que se espera a entrada dos chineses da KNJ Investment no capital do grupo. Contactada, a Global Media não quis comentar.
Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?
Envie para geral@cmjornal.pt