Google espia ainda mais do que Facebook

Em apenas 15 dias, consegue recolher mais de 23 mil páginas de informação sobre um único utilizador.

26 de abril de 2018 às 01:30
Numa altura em que o Facebook está debaixo de fogo, uma investigação revela que a Google é a empresa que mais informações recolhe sobre os seus utilizadores Foto: Tiago Sousa Dias
Facebook Foto: Reuters
Facebook, xxx Foto: Reuters

1/3

Partilhar

A fuga de dados de mais de 87 milhões de utilizadores do Facebook para a consultora Cambridge Analytica, ligada à campanha de Donald Trump, abriu um debate sobre a quantidade de informação que os gigantes tecnológicos armazenam sobre os internautas (e com que fins a usam).

Mas a rede social criada por Mark Zuckerberg não é a plataforma que mais espia os seus utilizadores. Uma investigação levada a cabo pelo ‘The Wall Street Journal’ revela o assustador volume de dados que a Google recolhe - e o poder que tem em mãos.

Pub

Os dados são provenientes dos serviços da Google, como o Gmail ou YouTube, do motor de pesquisa, do seu software (Google Chrome) e de sistemas operativos. A informação recolhida permite à multinacional criar perfis fidedignos dos seus utilizadores, que são depois utilizados para dirigir a publicidade.

Mais: em apenas 15 dias, a Google consegue recolher mais de 23 731 páginas A4 de informações sobre um único utilizador. Empilhadas, estas páginas atingem dois metros de altura.

Pub

Contas feitas, ao fim de um ano a Google tem dados suficientes para fazer um relatório de mais de 570 mil páginas sobre cada um dos utilizadores - pesquisas realizadas, sites visitados e localização ao minuto são apenas alguns dos dados recolhidos.

Entretanto, a Comissão Europeia anunciou ontem um novo regulamento de partilha de dados que, segundo o eurodeputado Carlos Coelho (PSD), reforça a proteção dos 250 milhões de utilizadores da internet na UE, introduzindo normas comuns e dando à CE poderes de "policiamento".

O novo regulamento, que entra em vigor a 25 de maio, prevê "o agravamento dos valores das multas às empresas, com sanções que podem ir até 20 milhões de euros para as de maior dimensão, ou 4% do volume de negócios anual para contraordenações muito graves", disse.

Pub

SAIBA MAIS 

309

milhões de euros. Este é o valor das 353 939 ações que Sundar Pichai, presidente da Google, recebeu ontem como bónus e que é um dos maiores prémios de gestão recebidos por executivos de topo nos últimos anos.

Pub

Fundada por estudantes

A Google foi fundada como uma empresa privada a 4 de setembro de 1998, na Califórnia, por Larry Page e Sergey Brin, dois estudantes da Universidade de Stanford. A missão declarada desde o início foi "organizar a informação mundial e torná-la universalmente acessível e útil."

Tem sugestões ou notícias para partilhar com o CM?

Envie para geral@cmjornal.pt

Partilhar