Google espia ainda mais do que Facebook
Em apenas 15 dias, consegue recolher mais de 23 mil páginas de informação sobre um único utilizador.
A fuga de dados de mais de 87 milhões de utilizadores do Facebook para a consultora Cambridge Analytica, ligada à campanha de Donald Trump, abriu um debate sobre a quantidade de informação que os gigantes tecnológicos armazenam sobre os internautas (e com que fins a usam).
Mas a rede social criada por Mark Zuckerberg não é a plataforma que mais espia os seus utilizadores. Uma investigação levada a cabo pelo ‘The Wall Street Journal’ revela o assustador volume de dados que a Google recolhe - e o poder que tem em mãos.
Os dados são provenientes dos serviços da Google, como o Gmail ou YouTube, do motor de pesquisa, do seu software (Google Chrome) e de sistemas operativos. A informação recolhida permite à multinacional criar perfis fidedignos dos seus utilizadores, que são depois utilizados para dirigir a publicidade.
Mais: em apenas 15 dias, a Google consegue recolher mais de 23 731 páginas A4 de informações sobre um único utilizador. Empilhadas, estas páginas atingem dois metros de altura.
Contas feitas, ao fim de um ano a Google tem dados suficientes para fazer um relatório de mais de 570 mil páginas sobre cada um dos utilizadores - pesquisas realizadas, sites visitados e localização ao minuto são apenas alguns dos dados recolhidos.
Entretanto, a Comissão Europeia anunciou ontem um novo regulamento de partilha de dados que, segundo o eurodeputado Carlos Coelho (PSD), reforça a proteção dos 250 milhões de utilizadores da internet na UE, introduzindo normas comuns e dando à CE poderes de "policiamento".
O novo regulamento, que entra em vigor a 25 de maio, prevê "o agravamento dos valores das multas às empresas, com sanções que podem ir até 20 milhões de euros para as de maior dimensão, ou 4% do volume de negócios anual para contraordenações muito graves", disse.
SAIBA MAIS
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milhões de euros. Este é o valor das 353 939 ações que Sundar Pichai, presidente da Google, recebeu ontem como bónus e que é um dos maiores prémios de gestão recebidos por executivos de topo nos últimos anos.
Fundada por estudantes
A Google foi fundada como uma empresa privada a 4 de setembro de 1998, na Califórnia, por Larry Page e Sergey Brin, dois estudantes da Universidade de Stanford. A missão declarada desde o início foi "organizar a informação mundial e torná-la universalmente acessível e útil."
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